Ambiente aprovou 942 projetos e atribuiu 909 ME de financiamento comunitário

| Política
Porto Canal com Lusa

Mondim de Basto, Vila Real, 07 abr (Lusa) -- O programa operacional dedicado ao Ambiente aprovou 942 projetos até ao final de março, com 909 milhões de euros de fundos comunitários que alavancam um investimento total de 1.213 milhões de euros.

A comissão diretiva do Programa Operacional de Sustentabilidade e Uso Eficiente de Recursos (PO SEUR) fez hoje, em Mondim de Basto, distrito de Vila Real, um balanço da aplicação deste programa a nível nacional e na região Norte.

Dos 909 milhões de euros de fundos comunitários atribuídos, 194 milhões de euros de financiamento foram aprovados para a região Norte.

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, que participou nesta apresentação, referiu que quando o Governo PS entrou em funções "encontrou um programa parado".

"Em dezembro de 2015, um mês depois de termos tomado posse, só 5% das verbas é que estavam comprometidas e o número de avisos que tinham sido lançados era baixíssimo", salientou.

Neste momento, acrescentou, "já mais de 40% das verbas estão comprometidas e metade delas são utilizadas diretamente pelas autarquias".

"Ou seja, daquele que é o compromisso de execução que nós já assumimos e que é extraordinariamente ambicioso para este ano, concluímos o primeiro trimestre acima desse mesmo compromisso", referiu.

No Norte, foram aprovados projetos de 62,5 milhões de euros para a Área Metropolitana do Porto, 32,5 milhões de euros para o Minho, 27 milhões de euros para o Tâmega e Sousa, 23,6 milhões de euros para o Douro, 20,7 milhões para o Cávado, 20,9 milhões de euros para o Ave, 8,6 milhões de euros para o Alto Tâmega e 8,5 milhões de euros para as Terras De Trás-os-Montes.

Os projetos que já tiveram resposta positiva abrangem investimentos em várias áreas, desde a gestão de resíduos às redes de água e saneamento, tratamento de efluentes, proteção costeira, mitigação de cheias, prevenção contra incêndios, construção de quartéis de bombeiros ou aquisição de veículos de combate a incêndios, mobilidade sustentável ou conservação da natureza.

Por exemplo, em Mondim de Basto, foi aprovada a candidatura para a remodelação e ampliação do quartel dos bombeiros, com um financiamento de 440 milhões e um investimento global 536 milhões de euros.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".