Trabalhadores dos Estaleiros de Viana reúnem-se quinta-feira com ministro da Defesa

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 27 nov (Lusa) - O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, reúne-se esta quinta-feira com a comissão de trabalhadores dos Estaleiros de Viana, encontro que servirá para abordar a situação da empresa, a subconcessionar ao grupo português Martifer.

A informação foi avançada à agência Lusa por fonte daquele ministério, e durante o encontro serão explicados os próximos passos do processo de subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC). Esta solução foi anunciada em abril e previa, em paralelo, o encerramento da atual empresa pública.

A Martifer, que detém os estaleiros da NavalRia, em Aveiro, também já confirmou hoje que vai assumir esta subconcessão até 2031, após vitória no concurso internacional lançado pela administração dos ENVC, mas sublinha que envolve "única e exclusivamente", a utilização dos terrenos, edifícios, infraestruturas e alguns equipamentos afetos.

Neste processo ainda não é conhecido o destino dos trabalhadores dos ENVC, sendo expectável o recrutamento pela Martifer de uma parte dos atuais 620.

"O grupo Martifer, através da sociedade a constituir para o efeito, pretende desenvolver a sua atividade no mercado nacional e internacional e implementar, nas áreas afetas à aludida subconcessão dos ENVC, um projeto de construção e reparação naval, no âmbito do qual se prevê a criação de cerca de 400 novos postos de trabalho ao longo dos próximos três anos", lê-se no comunicado enviado hoje pelo grupo português à Comissão de Mercados de Valores Mobiliários.

Contactada pela Lusa, a comissão de trabalhadores dos ENVC escusou-se, para já, a prestar declarações sobre este anúncio.

Esta foi a solução definida pelo Governo português depois de encerrado o processo de reprivatização dos ENVC, devido à investigação de Bruxelas às ajudas públicas atribuídas à empresa entre 2006 e 2011, não declaradas à Comissão Europeia, no valor de 181 milhões de euros.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.