Grande Prémio da Malásia sai da fórmula 1 em 2018

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Kuala Lumpur, 07 abr (Lusa) -- O Grande Prémio da Malásia sairá do Mundial de Fórmula 1 já a partir de 2018, devido aos custos financeiros e baixas receitas, anunciou hoje o primeiro-ministro malaio, Najib Razak.

"O Conselho de Ministros decidiu acabar com o Grande Prémio de Fórmula 1 a partir de 2018, devido à baixa rentabilidade, em comparação com os custos", explicou Najib Razak, em comunicado.

Por seu turno, o diretor-geral das operações comerciais da Fórmula 1, Sean Bratches, considerou "triste dizer adeus a um membro da família".

"Aproveito esta oportunidade para agradecer ao circuito internacional de Sepang pela sua hospitalidade e profissionalismo ao longo destes anos em que esteve vinculado ao desporto automóvel", destacou, também em comunicado, Sean Bratches.

Desta forma, o último Grande Prémio da Malásia, que se disputa desde 1999, realiza-se a 01 de outubro, dia da 15.ª prova do Mundial.

Apesar desta 'despedida', o grupo público malaio de energia Petronas, patrocinador do Grande Prémio da Malásia, manterá o vínculo com a escuderia da Mercedes.

Em finais de 2016, o diretor do circuito de Sepang, Razlan Razali, já dava sinais de que a Malásia deixaria o 'circo', queixando-se da pouca adesão da população.

"O público local não compra bilhetes para assistir ao Grande Prémio", lamentava Razali numa entrevista à agência AFP, acrescentando que na edição de 2016 estiveram apenas 45.000 espetadores a acompanhar a corrida em Sepang, cujo circuito tem capacidade para 120.000 lugares.

Além dos bilhetes, o responsável da prova malaia acrescentou que a corrida perdeu 200 mil milhões de telespetadores desde 2008, reiterando que organizar um grande prémio "é muito caro".

Com a saída da Malásia, o Mundial de 2018 terá 21 corridas, mais uma do que a edição deste ano, em virtude das entradas dos grandes prémios de França e Alemanha.

NF // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Museu do FC Porto "imortaliza" jogo de lendas entre 'Dragões' e Real Madrid

O FC Porto venceu, no passado sábado, o Real Madrid por uma bola a zero, num jogo das lendas disputado no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. De forma a imortalizar o encontro entre alguns dos nomes mais incontornáveis da história dos dois emblemas, o museu do FC Porto tem em exibição uma camisola autografada de ambos os clubes pelos protagonistas que subiram ao relvado no fim de semana transato. 

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.