Martifer assume subconcessão e cria 400 empregos nos atuais estaleiros de Viana

Martifer assume subconcessão e cria 400 empregos nos atuais estaleiros de Viana
| Norte
Porto Canal

O grupo Martifer confirmou hoje que vai assumir a subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos Estaleiros de Viana, pela qual vai pagar anualmente 415 mil euros, prevendo criar 400 postos de trabalho durante três anos.

A informação consta de um comunicado enviado hoje à Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM) pelo grupo português, confirmando que no âmbito do concurso público internacional lançado em agosto "foi adjudicada" à Martifer Energy Systems e à Navalria (Aveiro), subsidiárias da Martifer, a subconcessão da utilização privativa do domínio público e das áreas afetas à concessão dominial atribuída aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

Pela subconcessão, que vigorará até 2031, segundo a mesma informação, o grupo pagará 415 mil euros por ano, envolvendo a mesma "única e exclusivamente", a utilização dos terrenos, edifícios, infraestruturas e alguns equipamentos afetos.

"O grupo Martifer, através da sociedade a constituir para o efeito, pretende desenvolver a sua atividade no mercado nacional e internacional e implementar, nas áreas afetas à aludida subconcessão dos ENVC, um projeto de construção e reparação naval, no âmbito do qual se prevê a criação de cerca de 400 novos postos de trabalho ao longo dos próximos três anos", lê-se no mesmo comunicado.

Neste processo, contudo, ainda não é conhecido o destino dos trabalhadores dos ENVC, sendo expectável o recrutamento de parte dos atuais 620.

Esta adjudicação, sublinha o grupo português, permitirá à Martifer aumentar a sua capacidade de construção e reparação naval, setor onde já opera desde 2008, através da Navalria, e a subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC insere-se na "estratégia de expansão internacional" naquele segmento.

O conselho de administração dos ENVC decidiu, a 18 de outubro, subconcessionar à Martifer os terrenos, infraestruturas e equipamentos da empresa, tendo iniciado, dias depois, o processo negocial.

A proposta do grupo português foi a única analisada pelo júri, após exclusão de um investidor russo, por incumprimento dos requisitos do concurso.

Esta foi a solução definida pelo Governo português depois de encerrado o processo de reprivatização dos ENVC, devido à investigação de Bruxelas às ajudas públicas atribuídas à empresa entre 2006 e 2011, não declaradas à Comissão Europeia, no valor de 181 milhões de euros.

+ notícias: Norte

Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos querem abrir ao público a Casa e Quinta de São Gens, em Matosinhos, como um Parque de Natureza e Cultura, anunciaram esta quarta-feira.

Detido suspeito de incendiar casas de vizinhos e tentativa de homicídio em Santo Tirso

A Policia Judiciária (PJ) deteve um homem de 33 anos suspeito de incendiar casas de familiares e vizinhos em Santo Tirso, de detenção de arma proibida, tentativa de homicídio e dano e coação na forma tentada, foi esta terça-feira anunciado.

Vai nascer laboratório de investigação no antigo Raf Park em Matosinhos

A Câmara de Matosinhos quer construir um laboratório de investigação ambiental e agrícola, no local onde estava situado o antigo Raf Park, em Santa Cruz do Bispo.