Equipa cinotécnica ajuda a procurar vestígios biológicos em Lamego

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lamego, Viseu, 06 abr (Lusa) - Uma equipa cinotécnica da GNR especializada na identificação e busca de vestígios biológicos vai hoje à tarde participar nas operações em Avões, no concelho de Lamego, disse o comandante operacional distrital de Viseu, Miguel David.

Na sequência de explosões ocorridas na terça-feira à tarde numa fábrica de pirotecnia em Avões, seis corpos foram transportados na quarta-feira para o Instituto de Medicina Legal do Porto, mas duas pessoas encontram-se ainda desaparecidas.

No ponto de situação feito às 15:30 aos jornalistas, Miguel David explicou que as equipas continuam "a fazer a recolha de vestígios biológicos no terreno" e "a inativação de explosivos de uma forma controlada".

Segundo o responsável, a novidade de hoje à tarde é o reforço com "uma equipa cinotécnica da GNR proveniente de Lisboa, com uma especialidade também na identificação e busca de vestígios biológicos".

"É uma equipa que vai fazer intervenção no terreno, logo que estejam criadas as condições, no âmbito da identificação de vestígios biológicos", explicou.

Também o dispositivo de bombeiros foi reforçado, "apenas como medida preventiva, uma vez que se faz sentir algum vento na zona do teatro de operações", havendo o risco de ocorrer alguma ignição, acrescentou.

Miguel David reiterou que as equipas que se encontram no terreno estão a fazer "um trabalho minucioso", em que têm de ser salvaguardadas as condições de segurança dos operacionais.

"Por isso, é moroso, para que se possa progredir com segurança", justificou.

O comandante operacional distrital de Viseu disse aos jornalistas não poder, neste momento, fazer uma quantificação dos explosivos que ainda há no terreno, nem uma estimativa de quando as operações serão concluídas.

"O trabalho que vamos iniciar nos próximos momentos vai ser determinante. Seria prematuro estar a dar-vos essa garantia neste momento", afirmou.

O próximo ponto de situação está marcado para as 19:45.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.