Presidente do COP defende penas mais duras para agressões no desporto

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 abr (Lusa) -- O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) defendeu hoje penas duras para casos como o da agressão de um jogador do Canelas a um árbitro na Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto.

Em declarações à Lusa à margem da celebração do Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e Paz, cujo evento teve lugar na sede do COP, em Lisboa, José Manuel Constantino realçou a "obrigação de resgatar a imagem" do desporto, explicando que a resolução deste problema "não está apenas na repressão".

"Acho que são precisas penas mais duras, mas creio que o problema é muito mais vasto e exige medidas de exigência e rigor, que não são compatíveis com um quadro de comportamentos que tradicionalmente assolam o desporto nacional", afirmou.

Em causa está a agressão do jogador Marco Gonçalves ao árbitro José Rodrigues, na partida de domingo entre o Rio Tinto e o Canelas. O futebolista, entretanto dispensado pelo clube gaiense, deu uma joelhada na cabeça do árbitro, provocando uma tripla fratura do nariz.

"O desporto tem uma obrigação social, não pode abandoná-la. Por muitas dificuldades que haja e por tudo quanto possamos lamentar, naturalmente, temos a obrigação de não atirar a toalha ao chão e afirmar, através de medidas concretas, essa obrigação social", acrescentou.

No entender de José Manuel Constantino, o "problema é muito mais profundo do que a simples violência física" e merece uma reflexão abrangente de diferentes agentes e instituições desportivas.

"Tem origens em procedimentos anteriores e sobre os quais entendo que a sociedade e os agentes desportivos devem refletir e tomar medidas cautelares que me parece que a situação exige. Sem prejuízo de reconhecer que se pode e deve agravar o quadro de sanções", concluiu.

JYGO // NF

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".