Comissão Europeia leva "missão para o crescimento" a Lisboa para apoiar PME

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 27 nov (Lusa) -- O comissário europeu da Indústria e Empreendedorismo desloca-se a Lisboa entre quinta e sexta-feira, acompanhado de representantes de cerca de 150 empresas europeias, para promover novas parcerias de negócios que ajudem à recuperação das Pequenas e Médias Empresas portuguesas.

Esta iniciativa, denominada "Missão para o Crescimento", havia sido anunciada, a 05 de outubro passado, pelo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, que, por ocasião do Fórum Empresarial do Algarve, revelou que encarregara o vice-presidente da Comissão responsável pelas empresas, Antonio Tajani, de realizar este evento em Portugal, em colaboração com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

O objetivo, indicou então José Manuel Durão Barroso, é "promover ativamente o investimento em Portugal e fomentar parcerias com empresas nacionais", estando previsto, segundo o executivo comunitário, que, na sexta-feira, os representantes de empresas europeias mantenham "mais de 1.800 encontros bilaterais com PME portuguesas para a formação de novas parcerias e discussão de oportunidades de colaboração em setores-chave da economia portuguesa, tais como o turismo, a agricultura e a economia do mar".

Na quinta-feira terá lugar uma conferência, na Meo Arena, no Parque das Nações, que contará com a participação do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, do ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, e do ministro da Economia, Pires de Lima, entre outros.

ACC// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.