Tribunal admite recurso da Câmara do Porto sobre Caixa de Reformas das Águas

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 04 jun (Lusa) -- O Tribunal Central Administrativo do Norte admitiu o recurso da Câmara e da Águas do Porto da sentença que as condenou à reposição dos subsídios para a Caixa de Reformas dos ex-Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS).

O processo, a que a Lusa teve hoje acesso, foi em fevereiro remetido ao Tribunal Central Administrativo do Norte (TCAN) pelo juiz da primeira instância, apesar deste ter considerado não existir no despacho e na sentença de outubro "qualquer nulidade".

É isso que pedem a autarquia e a empresa municipal nos recursos apresentados em novembro no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto (TAFP), depois de terem sido condenadas em outubro à reposição dos subsídios à Caixa de Reformas e ao pagamento de 2,2 milhões de euros mais juros relativos ao período entre março de 2010 e julho de 2011.

A 03 de julho, enquanto o processo movido em 2011 pela Caixa de Reformas contra a Câmara e a Águas do Porto corria termos no TAFP, a autarquia aprovou um novo regulamento para aquele organismo e esperava que o tribunal se pronunciasse sobre ele.

Na apreciação ao recurso da Câmara e Águas do Porto, o TAFP explica que "não tinha de ser apreciado nenhum novo regulamento, uma vez que a questão a decidir nos autos era a de saber qual o âmbito do artigo 156º da Lei do Orçamento de Estado de 2007".

Relativamente a essa questão, o TAFP concluiu que "a transferência de verbas para a Caixa de Reformas não se encontra proibida" pelo referido artigo nem pelo "decreto-lei 13/2011", pelo que "devem as rés [Águas do Porto e Câmara do Porto] proceder ao financiamento" daquela entidade.

Na sentença, o TAFP deixa ainda um reparo à autarquia: "Deve ser a primeira vez que um organismo da administração pública invoca a inconstitucionalidade de um regulamento por si emanado para não o cumprir", escreve o juiz.

Quanto à nulidade do despacho e da sentença invocados nos recursos da Câmara e da Águas do Porto, o TAFP entende que "não enfermam de qualquer nulidade".

O magistrado dirige a decisão aos juízes desembargadores do TCAN observando que estes "superiormente melhor decidirão".

Em junho de 2012, o tribunal pediu à Câmara justificações sobre o fim dos subsídios à Caixa de Reformas, alertando que o Estado e o Tribunal de Contas não defendiam a extinção nem o executivo a tinha aprovado.

No início de junho, a autarquia aprovou em reunião do executivo, com os votos contra da oposição, a suspensão dos subsídios para a Caixa de Reformas.

Cerca de um ano antes, em julho de 2011, o TAFP julgou procedente uma providência cautelar que obrigava a Câmara a retomar a comparticipação para a Caixa de Reformas.

Em 2009, o próprio presidente da Águas do Porto, Álvaro Castello-Branco (do CDS/PP, na altura vice-presidente da autarquia), justificava a continuidade da atribuição de subsídios referindo, numa carta incluída no processo do TAFP, que "foi considerado entendimento de diversas entidades da administração central que o artigo 156º da lei 53-A/2006 não se aplica à administração local".

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.