MP acusa ex-presidente da Câmara de Barcelos de prevaricação no caso da água

MP acusa ex-presidente da Câmara de Barcelos de prevaricação no caso da água
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) acusou o ex-presidente da Câmara de Barcelos Fernando Reis de um crime de prevaricação de titular de cargo político, relacionado com a concessão da água e saneamento.

Segundo a acusação, a que a Lusa hoje teve acesso, aquela concessão foi concretizada "com violação dolosa de regras de contratação pública, da qual resultou prejuízo para o município de Barcelos".

A acusação refere que Fernando Reis decidiu avançar com a concessão "sem sopesar os potenciais custos para o erário público e sem fazer qualquer estudo de viabilidade".

O objetivo foi "favorecer patrimonialmente" a concessionária, "em detrimento do interesse público".

A Lusa tentou ouvir Fernando Reis, mas ainda sem sucesso.

Além de Fernando Reis, foram acusados, pelo mesmo crime, a então diretora do Departamento do Ambiente da Câmara e dois representantes da empresa concessionária.

Para o Ministério Público (MP), o programa do concurso da concessão foi "preparado e elaborado em conluio" entre os quatro arguidos agora acusados.

O MP lembra que, no âmbito daquele processo concursal, o município veio a ser condenado, por decisão de Tribunal Arbitral, ao pagamento à concessionária do valor necessário para a reposição do equilíbrio económico-financeiro da concessão, no valor de 24,6 milhões de euros, e ao pagamento de uma prestação anual de 5,8 milhões de euros desde 2010 até 2035, ano do termo do contrato.

No total, o valor a pagar pelo município ascende a 172 milhões de euros.

A Câmara recorreu, entretanto, daquela decisão, mas todos os tribunais acabaram por a confirmar.

Paralelamente, a Câmara está a negociar com a concessionária o resgate da concessão.

A investigação do MP foi desencadeada após a Inspeção Geral da Administração Local ter, em 2011, detetado, no processo de concessão da água e saneamento de Barcelos, factos suscetíveis de integrar crimes de tráfico de influências, corrupção, participação económica em negócio, abuso de poder e falsificação de documento.

Na altura, foram constituídos mais oito arguidos, incluindo os quatro ex-vereadores do PSD que votaram favoravelmente algumas deliberações que vieram a integrar adendas ao contrato de concessão.

Em relação a estes oito arguidos, o MP decidiu-se agora pelo arquivamento.

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.