Liga aponta percurso"ímpar e exemplar" de Fernando Gomes e saúda nomeação na UEFA

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Porto, 05 abr (Lusa) -- O presidente da Liga portuguesa de futebol (LPFP), Pedro Proença, saudou hoje a escolha de Fernando Gomes para vice-presidente da UEFA, anunciada pelo organismo europeu, elogiando as competências do dirigente.

"O grande orgulho em ter um dirigente português num cargo tão importante como o de vice-presidente da UEFA", sublinhou o presidente da Liga na página oficial do organismo, lembrando "o percurso ímpar e exemplar" de Fernando Gomes enquanto dirigente desportivo.

A Liga saúda assim esta nomeação, assinalando que Fernando Gomes esteve à frente da LPFP de 2010 a 2011, antes de se candidatar à presidência da Federação Portuguesa de Futebol, cargo que ocupa desde dezembro de 2011.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) torna-se no primeiro português a chegar à vice-presidência da UEFA, nos 63 anos de história do organismo.

Gomes, de 65 anos, vai integrar a equipa de 'vices' do esloveno Aleksander Ceferin, que apoiou na campanha à sucessão do francês Michel Platini, em 14 de setembro de 2016, ficando com a 'pasta' do relacionamento com os clubes e a presidência do Conselho de Administração da empresa que vai gerir a Liga dos Campeões.

Este núcleo integra o sueco Karl-Erik Nilsson, nomeado primeiro vice-presidente, além do alemão Reinhard Grindel, do ucraniano Grigoriy Surkis e do espanhol Ángel María Villar Llona, enquanto o inglês David Gill vai ser o tesoureiro do organismo.

Licenciado em Economia, Gomes, que antes de chegar à presidência da FPF, em 2011, dirigiu a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e a Liga de clubes de basquetebol, já fazia parte do Comité Executivo da UEFA.

Na altura, quando foi eleito para um mandato até 2019, Gomes tornou-se no quarto português a integrar o Comité Executivo do organismo, depois de Cazal-Ribeiro, eleito em 1968, Silva Resende, em 1984, e Gilberto Madaíl, em 2007.

A carreira de dirigente foi iniciada no FC Porto, no qual chegou a administrador da SAD, depois de ter sido praticante de basquetebol e campeão nacional na modalidade.

RPM (JP/NF) // NF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo com o Sporting

Já estão disponíveis os bilhetes para o FC Porto-Sporting (sábado, 20h00 FC Porto TV/Porto Canal), referente à terceira ronda da fase final do campeonato Andebol 1.

Joana Resende: "É preciso querer muito esta vitória"

O fator casa tem prevalecido na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão e a eliminatória, disputada à melhor de cinco e empatada 1-1, está de regresso ao Dragão Arena. No jogo 1, o FC Porto venceu por 3-1, mas o PV Colégio Efanor aplicou a mesma receita no Jogo 2 e as duas equipas vão reencontrar-se com uma vitória cada. Na projeção do encontro que se disputa esta quinta-feira (18h00, FC Porto TV/Porto Canal), Joana Resende falou de “um dia menos bem conseguido” no passado domingo, mas garantiu que as portistas estão preparadas para dar uma resposta forte. “A lotação já está esgotada e sei que os nossos adeptos vêm em força, por isso peço-lhes para fazerem muito barulho e para acreditarem tanto como nós”, acrescentou a capitã das tricampeãs nacionais.

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão.