Miguel Guimarães é o único candidado à presidência da Ordem dos Médicos/Norte

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 27 nov (Lusa) - O atual presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM), Miguel Guimarães, apresentou hoje, no Porto, a sua recandidatura à liderança desta secção, garantindo que irá continuar a "defender os médicos e os doentes".

Miguel Guimarães, que lidera a única lista concorrente, refere que a sua candidatura é constituída por uma equipa que alia a experiência e capacidade de trabalho dos membros que transitam de anteriores mandatos "à força, irreverência e sentido de inovação dos elementos mais jovens que agora aderem a este projeto".

O programa de ação proposto para o próximo triénio 2014-2016 baseia-se em "pilares fundamentais" como "preservar a dignidade dos doentes e dos médicos, defender intransigentemente o SNS, as carreiras médicas e a formação médica e garantir a qualidade da medicina e dos cuidados de saúde"

"Fomentar a qualificação, a ética e a deontologia da profissão médica, fazer respeitar as competências médicas e o ato médico, assegurar o futuro dos jovens médicos e zelar pela solidariedade interpares", são outros objetivos da candidatura.

"Não abdicamos de exercer de forma completa as nossas funções de autorregulação nas áreas da formação médica, do exercício da medicina e da ética e deontologia traduzida no exercício do poder disciplinar. Só assim é possível defender de forma plena a qualidade da medicina e dos cuidados de saúde prestados aos nossos doentes", sublinha o candidato.

Em declarações à Lusa, o porta-voz da candidatura, o pediatra Caldas Afonso, sublinhou que no norte "cada vez há mais envolvência entre todos, não tem havido o mínimo de contestação, coisa que não acontece no centro e em Lisboa".

"Há uma série de bandeiras, que a nosso ver vão no sentido da defesa dos doentes, que vamos priorizar na nossa intervenção junto da tutela", acrescentou, referindo questões relacionadas com a formação médica, o exercício da profissão e a qualidade da medicina, entre outras.

PM // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).