PJ do Norte concluiu investigação a organização que burlou Segurança Social

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 04 jun (Lusa) -- A PJ do Norte anunciou hoje ter remetido ao Ministério Público do DIAP do Porto um inquérito que envolveu 62 arguidos suspeitos de burlar a Segurança Social e de lesar o estado em cerca de um milhão de euros.

Em comunicado, a Polícia Judiciária, através da diretoria do Norte, refere ter investigado uma organização criminosa que, lesou o estado "em valores muito elevados", sendo que "no seu global foi apurado cerca de um milhão de euros de fraude consumada e outro tanto a título de tentativa".

A organização terá atuado "de forma concertada e permanente" e com "conhecimento profundo dos mecanismos e funcionamento da Segurança Social, nomeadamente ao nível do subsídio de desemprego, do subsídio de doença e das pensões de reforma".

Segundo a PJ, a investigação teve origem numa participação do Instituto da Segurança Social, "na sequência da recolha de suspeitas da prática do crime de burla tributária contra a Segurança Social, decorrente de ações inspetivas realizadas por aquele organismo público".

Durante as ações "foram detetadas variações não justificadas no valor das remunerações declaradas por determinados contribuintes em relação a diversas pessoas singulares" que "intentaram requerimentos com vista à concessão de subsídio de doença ou de desemprego".

No âmbito do inquérito, a PJ do Norte efetuou sete detenções (um técnico oficial de contas e seis empresários), constituiu 62 arguidos (nove dos quais empresas) e inquiriu 161 testemunhas.

LIL // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.