Costa quer renovar acordos de esquerda com ou sem maioria absoluta do PS

Costa quer renovar acordos de esquerda com ou sem maioria absoluta do PS
| Política
Porto Canal com Lusa

O primeiro-ministro afirmou hoje que é sua vontade renovar os acordos de Governo com o Bloco de Esquerda, PCP e PEV numa próxima legislatura, independentemente de o PS ter ou não maioria absoluta no parlamento.

Numa entrevista à Rádio Renascença, em que elogiou o contributo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para a estabilidade política no país, António Costa foi questionado se tem "o sonho" de conseguir uma maioria absoluta para o PS nas próximas eleições legislativas.

"Não tenho sonhos desses", respondeu imediatamente, começando por alegar que o voto cabe aos cidadãos e que não espera que haja eleições antes do final da legislatura.

"Para mim, uma coisa é certa: Esta solução governativa é uma boa solução com maioria absoluta ou sem maioria absoluta. Se, no final da legislatura, houver eleições e houver maioria absoluta, da minha parte entendo que, havendo disponibilidade do Bloco de Esquerda, do PCP e do PEV para renovarem este acordo, seria útil que isso acontecesse", sustentou o líder dos socialistas.

Na perspetiva do primeiro-ministro, a mudança que se registou nesta legislatura no sistema partidário "melhorou a qualidade da democracia, o nível de integração política e o nível de participação".

"Isso contribuiu muito para que a sociedade esteja hoje mais distendida e mais confortável consigo própria. Temos de nos habituar a viver nestas diferenças e acho que é positivo", completou.

Interrogado sobre a possibilidade de entrada do Bloco de Esquerda e do PCP no Governo, António Costa alegou que os próprios, comunistas e bloquistas, no final de 2015, entenderam que "esse não deveria ser o caminho".

"Acho que as coisas têm funcionado bem e isso tem acontecido porque todos temos mantido a margem de liberdade de preservar a identidade de cada um. Estamos bem assim e, portanto, em equipa que ganha não se mexe", advogou.

O secretário-geral do PS afastou depois a possibilidade de haver uma coligação pré-eleitoral com o Bloco de Esquerda, PCP e PEV para as próximas eleições legislativas, considerando que tal "não faz sentido".

"As diferenças políticas entre os partidos são suficientemente profundas para impossibilitar uma coligação pré-eleitoral", justificou.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.