Portugal entre 16 estados da UE na criação da Procuradoria Europeia

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 03 abr (Lusa) - Dezasseis estados-membros da União Europeia (UE), incluindo Portugal, manifestaram a intenção de unir esforços e cooperar na criação da Procuradoria Europeia para combate à fraude, informou hoje o Conselho Europeu.

Os países subscritores do projeto de criação do Procurador Europeu são Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Republica Checa, Alemanha, Grécia, Espanha Finlândia, França, Lituânia, Luxemburgo, Portugal, Roménia, Eslovénia e Eslováquia.

A ideia é atribuir à Procuradoria Europeia competência para investigar, acusar e levar a julgamento quem cometa fraudes e outros ilícitos de natureza financeira contra os interesses da UE.

Aguarda-se a adesão de mais estados-membros da UE ao projeto antes de se avançar para a adoção de legislação e regulamentação da nova entidade europeia.

O ponto de partida para a discussão do assunto no Conselho Europeu terá como base o texto que resultou do último compromisso assumido em janeiro deste ano.

A regulamentação da Procuradoria Europeia terá que ser submetida ao Parlamento Europeu antes de ser posta em prática.

Malta, a presidir atualmente à UE, já comunicou o seu empenho em avançar com os trabalhos para a criação da Procuradoria Europeia e respetiva regulamentação, apesar de não integrar a lista de países proponentes da medida antifraude.

O plano para a criação do Procurador Europeu surgiu em 2009, como forma de tornar mais eficaz a luta contra a fraude que lesa anualmente a UE em cerca de 900 milhões de euros.

O projeto nunca conseguiu obter consenso entre os 28 países-membros, mas a ideia parece ganhar agora novo fôlego numa Europa que se prepara para os efeitos do Brexit.

As reservas de alguns membros quanto à criação da Procuradoria Europeia prendiam-se com o receios relativamente à perda de soberania em algumas áreas do foro judiciário e à possibilidade de o Procurador Europeu poder atuar diretamente em qualquer um dos Estados-membros.

Além do Reino Unido, que está de saída da UE, também a Itália e a Holanda não alinharam no projeto.

FC // HB

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.