Dívida pública sobe em fevereiro para 243.490 ME

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 03 abr (Lusa) - A dívida pública aumentou em fevereiro para 243.490 milhões de euros, mais 643 milhões de euros face a janeiro e mais 11.956 milhões face ao mesmo mês do ano passado, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

De acordo com uma nota divulgada hoje pelo BdP, a dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, subiu de 242.847 milhões de euros em janeiro para 243.490 milhões de euros em fevereiro.

Já comparando com fevereiro de 2016, quando a dívida pública totalizava 231.534 milhões de euros, deu-se um aumento de 11.956 milhões de euros.

"Esta variação reflete emissões líquidas de títulos de 2.100 milhões de euros e uma diminuição dos empréstimos de 1.500 milhões de euros, essencialmente por via do reembolso de empréstimos do Fundo Monetário Internacional [FMI], de 1.700 milhões de euros", explica o banco central.

O banco central afirma também que "o crescimento da dívida pública foi acompanhado por um aumento mais acentuado dos ativos em depósitos (1.300 milhões de euros)".

Já a dívida pública líquida de depósitos da administração central registou em fevereiro um aumento de 635 milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 223.404 milhões de euros.

Excluindo os depósitos e comparando com o mesmo mês de 2016, houve um aumento de 5.179 milhões de euros em fevereiro deste ano face ao ano passado, quando a dívida pública líquida de depósitos da administração central se fixou nos 218.225 milhões de euros.

SP // JNM

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.