Paulo Portas diz que 2013 será "o melhor ano de sempre" das exportações

Paulo Portas diz que 2013 será "o melhor ano de sempre" das exportações
| Economia
Porto Canal

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, afirmou hoje que as exportações portuguesas deverão terminar 2013 representando cerca de 41% do Produto Interno Bruto (PIB), pelo que este será "o melhor ano de sempre das exportações".

Paulo Portas falava na abertura da oitava edição do Portugal Exportador, que decorre hoje no Centro de Congressos de Lisboa.

Em cinco anos, sustentou o governante, Portugal passou de 28% do PIB (31 mil milhões de vendas em valor) para 40% do PIB no ano passado (45 mil milhões de vendas).

Este ano, Portugal alcançará os 41% do PIB "ancorado nas exportações", estimou Portas, exaltando o "imenso orgulho" nas empresas portuguesas.

Estes resultados, segundo Portas, dão uma "lição de humildade" às instituições internacionais que fazem previsões económicas e que olharam para as exportações portuguesas "com grande ceticismo".

"Enganaram-se em 2012 e voltaram a enganar-se em 2013. 2012 foi o melhor ano de sempre das exportações e surpresa das surpresas 2013 voltará a ser o melhor ano de sempre das exportações portuguesas", disse.

Na mesma cerimónia, Pedro Reis, presidente do AICEP Portugal considerou também que as "exportações são o passaporte para a saída da 'troika' [Banco Central Europeu, Comissão Europeia Fundo Monetário Internacional] de Portugal".

"[São] a chave para a recuperação da economia. São o grande ingrediente do novo modelo sustentabilidade da economia. A semente do crescimento que está na curva das estrada", disse.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.