Sindicato e Liga aceitam demissão de João Pinheiro da Comissão Arbitral

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 31 mar (Lusa) -- O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) aceitaram hoje a demissão de João Pinheiro da Comissão Arbitral (CA) da Liga, que colocou o lugar à disposição, após algumas críticas.

"Face ao exposto, Sindicato e Liga deliberaram aceitar a disponibilidade manifestada pelo Dr. João Pinheiro e proceder à sua substituição de comum acordo com o mesmo", referem os organismos, em comunicado conjunto.

O advogado portuense indicado pelo sindicato mereceu reações contrárias à sua tomada de posse como 'árbitro' da CA, relacionadas com comentários que, enquanto assumido sócio do Benfica, desde 1979, produziu na sua página pessoal do Facebook: além de trajar o equipamento dos 'encarnados' no estádio da Luz e de ter uma foto de capa com Eusébio em jogo com o Sporting, teceu vários comentários em relação ao presidente Bruno de Carvalho e ao clube 'leonino'.

"O Sindicato e a Liga pretendem afastar o clima de tensão gerado e conferir à restruturada Comissão Arbitral todas as condições para que possa iniciar funções num ambiente propício à resolução de diferendos, pacificação de decisões e realização da justiça", justificaram as partes.

Na quinta-feira, João Pinheiro, árbitro nomeado para a Comissão Arbitral constituída no âmbito do Contrato Coletivo de Trabalho aplicável, defendeu-se publicamente e colocou o lugar à disposição.

"Porque, acima de tudo, entendo que deve ser preservada a imagem de qualquer órgão de que faça parte, apresento ao SJPF e à Liga de clubes imediata disponibilidade para renunciar ao cargo que assumi, caso qualquer uma das instituições considere que a controvérsia gerada com a minha designação e tomada de posse afete o funcionamento da CA", disse o advogado, em comunicado divulgado pelo SJPF.

Sindicato e Liga agradeceram "o compromisso assumido e a frontalidade demonstrada, registando o desapego e a preocupação de defesa da imagem da CA e das instituições do futebol" que João Pinheiro revelou, desejando-lhe "as maiores felicidades pessoais e profissionais".

O advogado defendeu que ser sócio do Benfica é "parte integrante da (sua) liberdade inerente à dignidade humana" e recorda que os comentários sob escrutínio "não refletem qualquer preconceito profissional relativamente a qualquer instituição desportiva, ou respetivos agentes".

"Naturalmente, a tomada de posse como membro da CA envolve uma moderação na pronúncia sobre temas desportivos que já tinha interiorizado e posto em prática", referiu, na quinta-feira.

O advogado assumiu ainda o "efeito mediático que envolve o futebol e o tratamento público que é conferido a todos os seus conteúdos", mas garantiu não se sentir "condicionado ou limitado no exercício das funções" assumidas na CA.

"Considero-me habilitado a realizar um trabalho imparcial, fundamentado e de boa fé perante qualquer assunto que me seja submetido para apreciação", conclui.

Além do seu presidente, Ricardo Nascimento, advogado especialista em Direito do Trabalho, a CA era constituída por Lúcio Correia e João Pinheiro, advogados ligados ao Direito Desportivo e do Trabalho, membros desta instituição de arbitragem voluntária nomeados pela Liga e SJPF, respetivamente.

RBA // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já há datas e horários para as jornadas 32 e 33 da Liga

Já estão definidas as datas e os horários para os jogos da 32.ª e 33.ª jornadas do campeonato, anunciou nesta quarta-feira a Liga Portugal. Na ronda 32, o FC Porto desloca-se a Chaves a 4 de maio (sábado, 20h30) e na seguinte recebe o Boavista, no Estádio do Dragão, a 12 de maio (domingo, 20h30).

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.