Laboratório 'antidoping' de Lisboa pronto para ser reavaliado em 15 de abril

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Covilhã, Castelo Branco, 31 mar (Lusa) - O secretário de Estado da Juventude e do Desporto disse hoje que, até 15 de abril, tudo estará pronto para que a Agência Mundial Antidopagem (AMA) possa avaliar se o laboratório de Lisboa pode recuperar a credenciação internacional.

A informação foi dada hoje por João Paulo Rebelo à agência Lusa, durante uma visita à Covilhã, no âmbito do roteiro por associações juvenis do distrito de Castelo Branco.

O governante revelou que foi comprado equipamento, que o laboratório foi dotado de mais funcionários e que foi ministrada formação com vista ao método exigido pela AMA, que enviou uma equipa técnica para fazer um relatório, no qual fez "alguns reparos técnicos", que, segundo o governante, estarão ultrapassados até à data prevista.

"Até 15 de abril, da nossa parte, estará tudo feito. Depois, os senhores da AMA virão cá verificar e dizer se estamos acreditados ou não. Até 15 de abril, tudo o que tivermos de fazer, vamos fazer", disse o secretário de Estado da tutela.

Depois, segue-se uma nova avaliação da AMA, que tomará a decisão.

"Nós estamos a fazer a nossa parte. Contratámos pessoas, fizemos investimento em equipamentos, demos a formação a esses técnicos. Agora há avaliações", realçou João Paulo Rebelo.

O governante recordou que o laboratório foi suspenso em 15 de abril de 2016, um dia depois de ter assumido as funções de secretário de Estado da Juventude e do Desporto, por não estar a implementar um método específico de análise e por as amostras estarem a ultrapassar o tempo estipulado para serem analisadas.

Depois da suspensão inicial de seis meses, foi prolongada por igual período, por não ser possível dar resposta às exigências da AMA durante esse período.

Desde que o laboratório 'antidoping' de Lisboa perdeu em abril a acreditação internacional, deixou de poder realizar qualquer análise de urina e sangue, mas João Paulo Rebelo sublinha que a luta contra o 'doping' não está suspensa no país e que os controlos continuam a ser feitos.

AYR // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Francisco Conceição: "É um regresso definitivo a casa" 

Francisco Conceição será jogador do FC Porto até 2029 depois de o clube acionar a opção de compra prevista no contrato de empréstimo do mais recente internacional português. A viver “mais um momento especial”, garantido o “regresso definitivo” à casa onde se sente realmente “feliz”, o Melhor Jovem da Liga em março fala do concretizar de “um objetivo traçado desde o início da temporada” que só foi possível graças ao “trabalho”, à “confiança” e à “ajuda de toda a equipa e do staff”.

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão. 

FC Porto: Francisco Conceição continua no Dragão 

Internacional português será jogador do FC Porto até 2029.