Federação recebeu, até ao momento, uma candidatura para organização da Volta

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 31 mar (Lusa) -- A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) recebeu, até ao momento, uma candidatura para a concessão dos direitos de exploração da Volta a Portugal entre 2018 e 2025, revelou hoje Delmino Pereira à Agência Lusa.

"Neste momento, recebemos uma candidatura, que nos foi apresentada ontem (quinta-feira). É possível que possam ter chegado mais pelo correio, mas hoje não tínhamos nenhum diretor na sede da FPC [em Lisboa], pelo que só na segunda ou na terça-feira é que poderemos confirmar se haverá mais candidatos ou não", esclareceu o presidente da FPC à Lusa.

Hoje terminava o prazo para a apresentação de candidaturas para a concessão dos direitos de exploração da Volta a Portugal por oito anos, sendo expectável que o novo organizador seja conhecido até 30 de abril.

Na lista de encargos para a concessão da organização da Volta a Portugal por um período de oito anos, a partir de 2018, a FPC apresenta uma cláusula, incluída na "Reserva de Direitos", que permite à entidade "impedir a participação de equipas na Volta a Portugal que não representem os valores do 'novo ciclismo'", ou seja, um ciclismo de "fomento e desenvolvimento, cada vez mais internacional, irrepreensível ao nível da ética desportiva".

O concurso estipula que os interessados em adquirir os direitos da prova rainha do calendário nacional terão de pagar, anualmente, 450.000 euros (atualização anual indexada à inflação) à FPC, sendo obrigatória a apresentação de garantia financeira de montante igual a metade do preço anual, e que, para além da Volta a Portugal, terão de organizar a Volta a Portugal do Futuro e outra prova internacional de categoria igual ou superior a 2.2 da União Ciclista Internacional.

Na escolha do organizador, a entidade que tutela o ciclismo nacional vai privilegiar "um programa desportivo que seja capaz de estimular as equipas internacionais a participarem e ao mesmo tempo defenda os interesses das equipas e dos ciclistas nacionais".

Assim, serão fatores preferenciais de seleção o enquadramento internacional da Volta numa lógica desportiva do 'novo ciclismo', a defesa do interesse e desenvolvimento do ciclismo nacional das equipas e dos ciclistas nacionais e a postura irrepreensível e colaboradora na luta antidoping, que inclui a imposição junto das equipas nacionais e 'staff' organizativo de regras de exclusão de elementos com postura pública e histórico de permissividade face ao doping e à fraude desportiva.

Considerar a tradição da Volta a Portugal, defender uma lógica de cobertura territorial e promover o 'fair play' e desportivismo são os outros vetores de seleção do projeto desportivo.

AMG // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Francisco Conceição: "É um regresso definitivo a casa" 

Francisco Conceição será jogador do FC Porto até 2029 depois de o clube acionar a opção de compra prevista no contrato de empréstimo do mais recente internacional português. A viver “mais um momento especial”, garantido o “regresso definitivo” à casa onde se sente realmente “feliz”, o Melhor Jovem da Liga em março fala do concretizar de “um objetivo traçado desde o início da temporada” que só foi possível graças ao “trabalho”, à “confiança” e à “ajuda de toda a equipa e do staff”.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.