Vanessa Fernandes compete na Taça da Europa de Quarteira sem pensar no resultado

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Quarteira, Loulé, 31 mar (Lusa) - A triatleta portuguesa Vanessa Fernandes disse hoje que não está a pensar no resultado que vai obter na prova feminina da Taça da Europa de triatlo, marcada para sábado em Quarteira, no concelho de Loulé.

"Não vim à procura de resultados. Vim cá para me iniciar no triatlo novamente. Fico muito grata por poder fazê-lo em casa, num local onde tenho recordações espetaculares e vivi momentos lindos", disse a atleta, na conferência de imprensa de apresentação da prova, realizada no calçadão de Quarteira.

A vice-campeã olímpica de 2008, ausente da modalidade há seis anos, competiu, há duas semanas, numa prova de estafetas mistas, em Altura, no concelho de Castro Marim, também no Algarve, mas em Quarteira será o regresso a nível individual e também a provas internacionais.

"Estar a fazer novamente o triatlo olímpico é qualquer coisa de muito bom. Por isso, os resultados não são, para mim, o objetivo principal. O objetivo principal é fazer a prova, sentir-me bem e estar no meio do público. Fico superfeliz por ver as pessoas contentes por me verem", acrescentou Vanessa Fernandes.

A triatleta, que regressou a pensar nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, garantiu que não se sente pressionada pelo reinício numa modalidade que não praticou durante muitos anos.

"Os resultados e tudo o que se irá passar estão incluídos num processo. Amanhã [sábado] vai ser a primeira prova. Independentemente de ser última, primeira ou ficar a meio da tabela, isso não interessa. Tudo o que vier, receberei com muito agrado. Não me vou estar a pressionar com os resultados do passado", sublinhou.

Entre os mais de 30 atletas portugueses que vão competir na Taça da Europa, ao longo do fim de semana, João Pereira (seniores masculinos), Vanessa Fernandes e Melanie Santos (seniores femininos) e Vasco Vilaça (juniores masculinos) são os principais destaques.

João Pereira e Melanie Santos comentaram de forma positiva o regresso de Vanessa, lembrando que se trata da principal referência portuguesa da modalidade e que todos os atletas "têm a ganhar" em partilhar o treino com a antiga vice-campeã olímpica.

Em seniores masculinos, João Pereira, quinto no Rio2016, reconheceu a valia dos seus adversários mas ressalvou que está "muito confiante" e vai lutar pelo primeiro lugar.

O presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Vasco Rodrigues, sublinhou que existem "expetativas excelentes" para a prova de Quarteira da Taça da Europa, encimada pelo "momento alto" do regresso de Vanessa Fernandes.

"Para nós, era a importante ter a Vanessa de volta aqui em Portugal. Acima de tudo, para que ela sinta o peso que tem na modalidade e para que se sinta acarinhada. Se em condições normais já temos as ruas a transbordar, este ano acredito que virá ainda mais gente", referiu o dirigente.

Na Taça da Europa, as provas de elites decorrem no sábado (femininos às 13:45 e masculinos às 16:30), enquanto no domingo competem os juniores (femininos às 8:45 e masculinos às 10:00), envolvendo no total 240 atletas.

O fim de semana de triatlo em Quarteira termina com a Taça de Portugal, no domingo, às 11:30, com a presença de 400 atletas.

EYP // JP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto B: Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo com o Santa Clara

Já estão disponíveis os bilhetes para o FC Porto B-Santa Clara (domingo, 15h30, FC Porto TV/Porto Canal), referente à ronda 31 da Liga Portugal 2.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.