Câmara do Porto reclama apoio do Estado por não ter dinheiro para bairros

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 26 nov (Lusa) -- O vereador da Habitação da Câmara do Porto reclamou hoje o apoio do Estado na manutenção dos bairros, admitindo que a autarquia tem "mais de 13 mil casas e não tem dinheiro para tomar conta delas como devia".

"A obrigação de cuidar das casas também é do Estado. Desde há dois anos que o esforço tem sido feito exclusivamente pela Câmara. Não há meios financeiros para fazer tudo e em 2011, 2012 e 2013 o Governo achou que a habitação social não era da sua conta", lamentou o vereador socialista.

Manuel Pizarro falava no fim da segunda reunião pública deste mandato, onde várias pessoas colocaram problemas relacionados com dificuldades de acesso a habitação social ou problemas e deficiências estruturais dos bairros municipais.

"Isto mostra a enormíssima crise social que se vive hoje no Porto e a componente da Habitação continua a ser um problema dramático", frisou.

Aos munícipes que apresentaram problemas distintos, Pizarro teve de dizer que "a Câmara tem mais de 13 mil casas e não tem dinheiro para tomar conta delas devidamente".

Referindo-se ao fim do programa estatal que cofinanciava a requalificação de alguns bairros, Pizarro avisou que não vai ser possível "manter o ritmo das obras que existiu anteriormente", porque "não há dinheiro para as pagar".

"Os meios da Câmara não chegam para resolver todos os problemas", admitiu.

ACG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.