Parlamento escocês aprova novo pedido para fazer referendo sobre independência

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Edimburgo, 28 mar (Lusa) - O parlamento escocês aprovou hoje uma moção para autorizar a primeira-ministra Nicola Sturgeon a solicitar formalmente ao governo britânico a realização de um segundo referendo sobre a independência da Escócia.

A votação (69 votos a favor e 59 contra) surge na véspera do pedido formal do Reino Unido para sair da União Europeia, conhecido por 'Brexit'.

O Reino Unido referendou o 'Brexit' no verão passado e a opção "sair" ganhou globalmente com 52% contra 48%.

No entanto, na Escócia os eleitores votaram maioritariamente contra a saída da UE.

O parlamento regional escocês em Edimburgo votou hoje uma autorização para que Sturgeon insista com a primeira-ministra britânica, Theresa May, que considera a questão da independência escocesa já decidida.

Em 2014 a Escócia realizou um referendo sobre o assunto, no qual a opção independência perdeu por escassa margem.

NVI // EL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.