Carteiro do Porto acusado de desviar cartões bancários nada disse ao tribunal

| Norte
Porto Canal / Agências

Um carteiro acusado de desviar correspondência com cartões bancários e respetivos códigos secretos, apropriando-se indevidamente de mais de 50 mil euros, escusou-se a depor perante as Varas Criminais do Porto na primeira audiência do seu julgamento.

O advogado de defesa, Franklim Ferreira, disse acreditar que a estratégia utilizada pelo arguido, de não falar, "foi a mais adequada" e mostrou uma "total confiança nos tribunais portugueses".

O homem, de 48 anos, está acusado, pelo Ministério Público (MP), pelos crimes continuados de abuso de cartão de garantia, burla informática e violação de segredo de correspondência.

Durante a audiência da manhã de hoje foram ouvidas oito testemunhas, que confirmaram terem sido vítimas de levantamentos abusivos com cartões bancários de crédito e de débito emitidos em seus nomes e que, na maioria dos casos, nem chegaram a ter entre mãos.

Os factos em julgamento são relativos ao período compreendido entre junho de 2007 e novembro de 2008, altura em que o arguido era responsável pela distribuição de cartas na zona postal 4300 e 4350, no Porto, e em que, alegadamente, se apropriou indevidamente de mais de 30 cartões, indica a acusação.

"Apercebendo-se que as instituições bancárias enviavam aos seus clientes, por via postal, os cartões bancários de crédito e os de débito, bem como os respetivos códigos secretos/PIN, o arguido formulou o propósito de se apoderar das cartas que contivessem cartões bancários e os seus códigos, proceder à sua abertura e utilizar os cartões bancários e códigos em proveito próprio", descreve o MP.

Com essa conduta, o carteiro terá conseguido levantar em terminais multibanco 3.750 euros com os cartões de débito e 49.490 euros com os cartões de crédito enviados por correio pelas instituições bancárias e que, alegadamente, não lhe pertenciam.

O julgamento prossegue na tarde de hoje e na de 03 de dezembro, altura em que o tribunal prevê ouvir agentes envolvidos na investigação do caso.

+ notícias: Norte

Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos querem abrir ao público a Casa e Quinta de São Gens, em Matosinhos, como um Parque de Natureza e Cultura, anunciaram esta quarta-feira.

Detido suspeito de incendiar casas de vizinhos e tentativa de homicídio em Santo Tirso

A Policia Judiciária (PJ) deteve um homem de 33 anos suspeito de incendiar casas de familiares e vizinhos em Santo Tirso, de detenção de arma proibida, tentativa de homicídio e dano e coação na forma tentada, foi esta terça-feira anunciado.

Vai nascer laboratório de investigação no antigo Raf Park em Matosinhos

A Câmara de Matosinhos quer construir um laboratório de investigação ambiental e agrícola, no local onde estava situado o antigo Raf Park, em Santa Cruz do Bispo.