Direção do PS precisa de se libertar de Sócrates e de Soares -- PSD

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 nov (Lusa) - O líder parlamentar do PSD desafiou hoje a direção socialista de António José Seguro a libertar-se de uma "liderança ensombrada" pelo seu antecessor, José Sócrates, e pelo fundador do PS Mário Soares.

No encerramento do debate do Orçamento do Estado para 2014, na Assembleia da República, Luís Montenegro sustentou que só assim o PS ficará disponível para o diálogo com a maioria PSD/CDS-PP, e apelou à "clareza" e à "coragem".

Numa alusão à conferência impulsionada por Mário Soares que se realizou na quinta-feira, na Aula Magna, em Lisboa, o líder parlamentar do PSD perguntou: "Afinal, quem faz hoje a agenda do PS? O seu secretário-geral, ou essa aula magna que instiga a quebra da urbanidade e do respeito democrático e que exige, de uma assentada e cumulativamente, a queda do Governo, a queda do parlamento e a queda do Presidente da República? Onde está a defesa do Estado de direito e onde está a defesa da Constituição da República?".

Luís Montenegro, que neste ponto do seu discurso foi interrompido por palmas das bancadas da maioria, afirmou: "O país espera do PS a capacidade para conjugar esforços num diálogo sobre o nosso futuro coletivo, mas para isso é preciso que tenha verdadeira vontade. Tenho para comigo que isso só acontecerá quando se libertar de uma liderança ensombrada pelo ex-líder [José Sócrates] e pelo fundador [Mário Soares], alternadamente".

Segundo o social-democrata, "ainda se ouvem palavras construtivas e de moderação em Francisco Assis [membro do Secretariado Nacional do PS] ou mesmo em Teixeira dos Santos [ministro das Finanças do anterior Governo do PS], que defendeu a abstenção do PS neste Orçamento do Estado".

"E o silêncio da direção do PS, que valor devem os portugueses atribuir-lhe? De concordância encapotada, ou de discordância envergonhada?", interrogou.

"Todos precisamos de clareza. O futuro de Portugal precisa da clareza de todos. Todos precisamos de humildade e de coragem, e o futuro de Portugal precisa da humildade e da coragem de todos", defendeu.

Luís Montenegro sustentou que "o patriotismo e a responsabilidade sobre as futuras gerações" obrigam a um "entendimento mínimo sobre o caminho a seguir, sem complexos e sem fantasmas".

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.