Fernando Santos diz que o 'clássico' não vai influenciar jogo com a Suécia

Fernando Santos diz que o 'clássico' não vai influenciar jogo com a Suécia
| Desporto
Porto Canal com Lusa

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, assegurou hoje que o 'clássico' Benfica-FC Porto, no sábado, para a I Liga, não vai interferir nas suas escolhas para o desafio particular com a Suécia, na terça-feira.

Na conferência de imprensa de antevisão do jogo com os suecos, na Cidade do Futebol, em Oeiras, o técnico da equipa das 'quinas' lembrou que existem outros jogos importantes no dia 01 de abril e deu o exemplo da final da Taça da Liga de França, na qual estarão envolvidos João Moutinho e Bernardo Silva, pelo Mónaco.

"O lançamento do Benfica-FC Porto vai ser feito pelos meus colegas. A mim interessa-me fazer o lançamento do Portugal-Suécia. Vai ser uma grande alegria para o povo da Madeira, o estádio está esgotado e interessa-nos fazer um grande jogo para que as pessoas sintam orgulho de ver a seleção. Foi o que estive a fazer ontem: a analisar a Suécia", começou por dizer o selecionador.

Fernando Santos foi mais longe e questionou o porquê do foco no 'clássico' de sábado.

"Por que é que estamos só a abarcar um jogo? Vamos gerir", explicou, colocando a tónica do discurso na gestão normal da equipa: "É natural que alguns jogadores que não jogaram sábado possam ser utilizados. O jogo com a Suécia é importante para nós. Não há jogos particulares", frisou.

A possibilidade de ter jogadores a 'levantarem o pé' na partida com a Suécia foi também descartada pelo treinador campeão europeu: "Se algum jogador tivesse esse pensamento, com a relação pessoal que temos, com a franqueza que existe, já me tinha dito e já tinha pedido para não ir à Madeira. Não acredito nisso."

A polémica em torno da 'claque' de apoio à seleção e o Benfica e de uma hipotética recusa 'encarnada' de acolher mais jogos de Portugal no Estádio da Luz foi igualmente abordada na conferência com os jornalistas, tendo o selecionador apelado à "serenidade".

"Sinceramente há cenários que é difícil pensá-los. Vamos esperar com muita serenidade. Estamos centrados, como sempre o fizemos, coesos, com vontade de fazer o melhor. Desde a direção aos treinadores. É essa coesão que nos vai levar ao Mundial", vincou.

Sobre a Suécia, o técnico da equipa das 'quinas' enalteceu o padrão nórdico de "equipas taticamente evoluídas", com jogadores "tecnicamente evoluídos": "Espero uma equipa compacta, rápida, que explora as costas da defesa, que sabe jogar e que tem alguns jogadores de grandíssima qualidade."

Cristiano Ronaldo atingiu a marca dos 70 golos e ficou a 14 de igualar o histórico Puskas como melhor marcador europeu de sempre por seleções. Todavia, Fernando Santos recusou que o registo passe a ser uma prioridade para a seleção. "Nem pensar. A prioridade é ganhar. Se pudéssemos arranjar uns jogos particulares com umas equipas fraquinhas", finalizou.

Após a conferência de imprensa, a seleção cumpre um treino na Cidade do Futebol e parte às 17:30 para a Madeira, onde defronta, na terça-feira, a Suécia, a partir das 19:45, no Estádio do Marítimo.

A seleção nacional já não realiza um jogo na Madeira desde 2001 e o particular de terça-feira será o primeiro de Cristiano Ronaldo com a camisola das 'quinas' na ilha onde nasceu.

+ notícias: Desporto

FC Porto: "Vamos à Amoreira para ganhar"

Sérgio Conceição pediu foco total frente ao Estoril para evitar dissabores na 27.ª jornada da Liga, este sábado, pelas 20h30.

FC Porto: Última sessão prévia à 27.ª jornada da Liga

O plantel principal do FC Porto voltou, na manhã desta sexta-feira, ao Olival para concluir a preparação para a deslocação ao Estoril, um jogo da 27.ª jornada da Liga que arrancará às 20h30 de sábado (Sport TV) no estádio António Coimbra da Mota.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.