Resgatados três tripulantes de barco reféns há oito meses nas Filipinas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Manila, 27 mar (Lusa) -- Três marinheiros malaios, raptados há oito meses por militantes islâmicos no sul das Filipinas, foram resgatados no domingo, informou o exército filipino.

De acordo com fontes militares, Zulkipli Bin Ali, Mohammad Ridzuan Bin Ismail e Fandy Bin Bakran foram hospitalizados depois de terem sido resgatados, na província de Sulu.

Na semana passada, dois outros malaios, da mesma tripulação, que tinham sido raptados por elementos do grupo radical Abu Sayyaf, em julho, ao largo do estado de Sabah, perto do sul das Filipinas, foram resgatados depois de terem sido abandonados pelos captores, perseguidos por uma patrulha naval.

O grupo radical Abu Sayyaf financia-se sobretudo através de resgates, extorsão e outros atos de banditismo, tendo como alvo os barcos que navegam no sul das Filipinas, Malásia e Indonésia.

O grupo, designado como organização terrorista pelas Filipinas e Estados Unidos, tem mais de duas dezenas de reféns locais e estrangeiros em acampamentos na selva.

FV // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.