Ministério Público sul-coreano vai pedir detenção da ex-presidente por corrupção

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Seul, 27 mar (Lusa) -- O Ministério Público da Coreia do Sul anunciou hoje que vai pedir a detenção da ex-Presidente do país, Park Geun-hye, por crimes de corrupção relacionados com o escândalo que levou à sua destituição no início do mês.

Park, de 65 anos, viu a sua destituição confirmada pelo Tribunal Constitucional no início do mês, o que lhe retirou a imunidade. O processo judicial que foi então iniciado era pedido por milhões de pessoas que saíram à rua para protestar.

A antiga Presidente é acusada de vários crimes, incluindo suborno, divulgação de informação governamental e abuso de poder.

"A acusada abusou dos seus enormes poderes e estatuto como Presidente para receber subornos de empresas ou violar os direitos de liberdade de gestão corporativa, e divulgou informação confidencial importante sobre assuntos de Estado. São questões graves", disse o Ministério Público.

"Uma quantidade elevada de provas foi recolhida até agora, mas a acusada nega a maioria das acusações e há o risco de destruição de provas no futuro", acrescentou.

Uma amiga e alegada cúmplice, Choi Soon-Sil, já está a ser julgada e o Ministério Público considera que seria "contra o princípio de justiça" se Park não fosse detida.

O comunicado não deixa claro se o pedido de detenção já foi apresentado ao tribunal.

ISG// MP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.