BE acusa Governo de populismo e preconceito ideológico contra a restauração

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 nov (Lusa) - O Bloco de Esquerda acusa o Governo de populismo e de preconceito ideológico na insistência em manter o IVA na restauração em 23%, e diz que esta medida vai continuar a ser o pesadelo dos pequenos comerciantes e da economia.

"O IVA da restauração é o fantasma do Natal passado do CDS que volta para o assombrar este Natal, é também o pesadelo dos pequenos comerciantes e da economia deste país. É também a prova do preconceito ideológico do PSD e do CDS-PP", afirmou a deputada Mariana Mortágua.

A bloquista criticou as acusações do Governo e da maioria à oposição, de serem populistas por apresentarem propostas de mudança no IVA da restauração, sem o que entendem ser a compensação devida, e acusou o Executivo e os partidos que o suportam de populismo.

"Populismo, senhores deputados, é fazer uma campanha inteira a dizer que não iam subir impostos, e depois subir todos os impostos. Populismo, senhores deputados, é fazer uma campanha inteira a dizer que vão cortar nas gorduras e depois cortarem nos salários dos funcionários públicos. Populismo, senhores deputados, é fazer uma campanha inteira a dizer que defendem os pensionistas, e depois cortarem em todas as pensões. (...) 2200 milhões de euros [de cortes] em salários, 150 milhões às empresas. É esta a medida da vossa justiça", afirmou Mariana Mortágua.

O BE acusa o Governo de continuar a prejudicar o que entendem ser um dos setores mais importantes do país e de tentar esconder os efeitos das medidas, defendendo que a descida do IVA na restauração não só é uma medida justa, como promove o crescimento económico e a criação de emprego.

NM// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.