Chefe do Executivo de Macau felicita nova líder do governo de Hong Kong

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 26 mar (Lusa) - O chefe do Executivo de Macau, Fernando Chui Sai On, felicitou hoje Carrie Lam pela vitória nas eleições para a liderança do governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK).

"Estou certo de que, com base nos bons fundamentos de cooperação já existentes, os dois Governos devem dar as mãos e continuar a aprofundar as relações amigáveis entre Macau e Hong Kong", afirmou, em comunicado.

Fernando Chui Sai On destacou ainda que as duas Regiões Especiais "devem avançar unidas e abraçar as oportunidades nacionais de desenvolvimento" no estabelecimento conjunto da região da baía Guangdong-Hong Kong-Macau.

Carrie Lam foi hoje eleita chefe do Executivo de Hong Kong, depois de vencer a primeira volta das eleições, com 777 votos, anunciou a comissão eleitoral.

A antiga "número dois" do governo de Hong Kong era apontada como a candidata que reunia maior apoio por parte das forças políticas pró-Pequim.

O ex-secretário para as Finanças John Tsang, apoiado pela maioria dos grupos pró-democratas, e o juiz jubilado Woo Kwok-hing alcançaram 365 e 21 votos, respetivamente, de acordo com a contagem oficial.

EJ // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.