Carrie Lam eleita chefe do Governo de Hong Kong com 777 votos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Hong Kong, China, 26 mar (Lusa) - Carrie Lam foi hoje eleita chefe do Executivo de Hong Kong, depois de vencer a primeira volta das eleições, com 777 votos, anunciou a comissão eleitoral.

Ao anunciar os resultados oficiais, a comissão eleitoral informou ter considerado válidos 1.163 votos do colégio eleitoral composto por um total de 1.194 membros, em representação de vários setores de atividade da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK).

O campo pró-Pequim dominava a maioria dos lugares do colégio eleitoral, enquanto a ala pró-democrata detinha cerca de 300 assentos.

A antiga "número dois" do governo de Hong Kong era apontada como a candidata que reunia maior apoio por parte das forças políticas pró-Pequim.

O ex-secretário para as Finanças John Tsang, apoiado pela maioria dos grupos pró-democratas, e o juiz jubilado Woo Kwok-hing alcançaram 365 e 21 votos, respetivamente, de acordo com a contagem oficial.

Após o anúncio do vencedor, os candidatos trocaram cumprimentos e posaram para uma foto oficial.

Minutos depois de Carrie Lam ser anunciada a próxima chefe do Governo Executivo, um grupo de ativistas pró-democracia munidos de cartazes e guarda-chuva amarelos - o símbolo das manifestações de 2014 - deu uma volta à sala a entoar palavras de ordem a exigir o sufrágio universal.

FV//EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.