Austrália ordena evacuação na costa nordeste face a chegada do ciclone Debbie

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Sydney, Austrália, 26 mar (Lusa) -- As autoridades da Austrália anunciaram hoje uma ordem de evacuação para diversas localidades costeiras do estado de Queensland, no nordeste do país, face à chegada do ciclone Debbie, o mais potente dos últimos anos.

O Departamento de Meteorologia indicou que a tempestade, de categoria 4, avança pelo Pacífico com ventos de 250 quilómetros por hora, esperando-se que toque terra na próxima terça-feira perto de Townsville, a mil quilómetros a norte de Brisbane, a capital estatal.

O diretor regional da Meteorologia, Bruce Gunn, alertou que a chegada do ciclone Debbie pode provocar uma forte ondulação em amplas zonas da costa.

Debbie deverá ser o ciclone mais potente a afetar a Austrália desde o Yasi, em 2011, que gerou uma forte ondulação que esteve na origem de inúmeros danos no litoral, de acordo com o mesmo responsável.

O conselho regional de Whitsunday, onde se espera que o fenómeno toque terra, ordenou a evacuação de várias localidades costeiras, enquanto o governo estatal indicou que as escolas vão permanecer fechadas na segunda-feira.

DM // DM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.