Partido eurocético UKIP sem representação no parlamento britânico após saída de deputado

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 25 mar (Lusa) -- O Partido para a Independência do Reino Unido (UKIP) vai ficar sem representação no parlamento britânico depois do único deputado daquela força eurocética e anti-imigração ter anunciado hoje a sua saída.

Douglas Carswell divulgou hoje, no seu 'blog' pessoal, que ia sair do partido e assumir o assento parlamentar como independente.

"Vou sair amigavelmente do UKIP, alegre e com a consciência de que ganhámos", escreveu o deputado eleito pelo círculo eleitoral de Clacton, no condado de Essex, numa mensagem intitulada "Missão cumprida -- obrigado UKIP!".

Nove meses depois do referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), processo conhecido como 'Brexit' e que contou com o apoio decisivo do UKIP, o partido nacionalista tem enfrentado fortes divisões internas.

"Como muitos, eu entrei no UKIP porque queríamos desesperadamente sair da UE. Agora que podemos ter a certeza que tal irá acontecer, decidi que ia sair do UKIP", escreveu Douglas Carswell, numa mensagem dirigida aos membros daquele partido eurocético.

O deputado anuncia esta decisão quatro dias antes de a primeira-ministra britânica, a conservadora Theresa May, enviar para Bruxelas a notificação de ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa, que desencadeará as negociações para a concretização do 'Brexit'.

Em finais de fevereiro, o ex-líder do UKIP e antigo eurodeputado Nigel Farage acusou Douglas Carswell de tentar prejudicar "ativamente e de forma transparente" o partido e exigiu a saída do deputado da formação.

SCA // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.