PCP lembra que Gaspar "saltou da carruagem" mas Governo continua "a todo o galope"

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 nov (Lusa) - O deputado comunista António Filipe lembrou hoje a carta de demissão do antigo ministro das Finanças, um "breve testamento político" no qual reconheceu o falhanço da austeridade, e lamentou que o Governo PSD/CDS-PP insista "a todo o galope".

"Vítor Gaspar saltou da carruagem, mas os seus ocupantes continuam a todo o galope pelo mesmo caminho, indiferentes ao precipício para onde arrastam Portugal e os portugueses", afirmou, no encerramento do debate sobre a proposta de orçamento do Estado para 2014 (OE2014), em sessão plenária do Parlamento.

O parlamentar do PCP não esqueceu o papel do maior partido da oposição, o PS, uma vez que também participou no acordo ou "pacto de agressão", como é designado pelo partido, celebrado com Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.

"Nenhum dos três partidos que governaram o país nas últimas décadas pode ser isento de responsabilidades pela grave crise em que o mergulharam, mas um Governo que se prepara para fazer aprovar o seu terceiro Orçamento do Estado não pode apresentar-se perante esta Assembleia e perante o país no papel da vítima indefesa, como se fosse inimputável", disse.

O também vice-presidente da Assembleia da República desvalorizou o facto de o executivo liderado por Passos Coelho e Paulo Portas recorrer à "desculpa" da "pesada herança do anterior Governo, que entregou o país às mãos da 'troika', tentando fazer esquecer as pesadas responsabilidades que assumiram no passado, com os orçamentos que viabilizaram, com os PEC que aprovaram e com o memorando que também apoiaram".

António Filipe sublinhou que as promessas efetuadas aquando das jornadas parlamentares conjuntas da maioria parlamentar também redundaram em insucesso, além das propostas de alteração avançadas pela oposição, chumbadas pelas bancadas social-democrata e democrata cristã.

"O tão celebrado imposto sobre as Parcerias Público Privadas (PPP), anunciado pela maioria, fez marcha atrás por imposição do Governo, alegadamente para não prejudicar as brilhantes negociações em curso nas quais o Governo conseguiu obter a proeza de só deixar aumentar 800 milhões de euros os encargos com as PPP em 2014. É mais fácil cortar salários e pensões", lamentou.

O deputado do PCP destacou ainda "o IVA da restauração, cuja reposição nos 13 por cento era uma bandeira dos dirigentes do CDS que não faziam parte do Governo, mas foi obedientemente enrolada e arrumada no baú das decisões irrevogáveis".

"Os contratos entre o Estado e o capital são sagrados e intocáveis. Salários de trabalhadores e pensões que os aposentados auferem após uma vida inteira de trabalho e de descontos, podem ser cortados sem contemplações", comparou.

Para o parlamentar comunista, "trata-se de um orçamento inaceitável, que tem contra si a esmagadora maioria dos portugueses, trabalhadores, reformados, jovens, pequenos empresários, agricultores, taxistas, profissionais da Saúde, da Educação, da Justiça, da generalidade dos serviços públicos, das forças e serviços de segurança, das Forças Armadas", concluiu, referindo-se aos protestos à frente do Parlamento, em São Bento.

HPG // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Confira todos os nomes da mesa da Assembleia da República 

José Pedro Aguiar-Branco foi eleito presidente da Assembleia da República (AR), na tarde desta terça-feira, com 160 votos a favor, na sequência de um acordo estabelecido entre o PSD e o PS.

"O interesse nacional é uma legislatura de quatro anos" garante Aguiar-Branco

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, propôs-se esta quarta-feira ser um "gerador de consensos" para dar resposta aos problemas e anseios dos portugueses e levar a legislatura até ao fim.

Montenegro apresenta Governo ao Presidente da República esta quinta-feira

Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, vai apresentar a composição do novo Executivo ao Presidente da República, esta quinta-feira à tarde.