UE anuncia que rejeitará parte da carne brasileira que está a caminho da Europa

| Mundo
Porto Canal com Lusa

São Paulo, Brasil, 24 mar (Lusa) - Parte da carne brasileira que está a caminho dos países da União Europeia (UE) será rejeitada e devolvida ao Brasil, anunciou hoje o portal de notícias G1, que cita uma mensagem eletrónica recebida da Comissão Europeia.

Serão rejeitadas as carnes vendidas por 21 fábricas citadas numa operação policial, divulgada na semana passada no Brasil, que detetou a venda ilegal de produtos e até mesmo a comercialização de carnes alegadamente impróprias para consumo.

O comissário europeu para Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis, estará no Brasil na próxima segunda-feira para uma série de reuniões com as autoridades brasileiras.

Entre os compromissos já divulgados está um encontro com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, no qual o comissário europeu discutirá as denúncias contra empresas brasileiras que exportam carne para a UE.

Hoje de manhã, o Governo de Hong Kong já havia anunciado que vai retirar do mercado a carne brasileira exportada pelas empresas que estão a ser investigadas.

Pelo menos China, Hong Kong, Chile, Egito, Argélia, Jamaica, Trinidad e Tobago, Panamá, Qatar, México, Bahamas e Peru já anunciaram a suspensão da compra da carne brasileira.

A UE e mais três países, Japão, África do Sul e Suíça, determinaram suspensões parciais da compra destes produtos.

Por seu lado, os Estados Unidos, Vietname, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Angola reforçaram as medidas de controlo sanitário da carne brasileira.

Já Israel, Barbados e a Argentina anunciaram controlos sanitários mais rigorosos e pediram informações sobre as empresas exportadoras do país.

O Brasil, considerado um dos maiores exportadores de carne do mundo, tenta reverter uma crise de confiança sobre as carnes exportadas pelo país desde a semana passada, quando a polícia federal denunciou a venda de produtos ilegais feita por 21 fábricas do setor de carne, entre elas unidades de grandes companhias exportadoras como a BRF e a JBS.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, o país exportou em 2016 mais de um milhão de toneladas de carne bovina. Os principais destinos foram Hong Kong, Egito, China e Rússia.

Também foram exportados cerca de 3,9 milhões de toneladas de carne de frango sem ser processada, cujos principais compradores foram a Arábia Saudita, China, Japão, Emirados Árabes Unidos e Hong Kong.

O Brasil vende produtos de origem animal para mais de 150 países, detendo uma quota 20% do mercado internacional de carne (bovinos, aves e suínos).

O setor de carne do país movimenta cerca de 14 mil milhões de dólares (12,9 mil milhões de euros) por ano em exportações.

CYR // EL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.