Guia de projetos de Álvaro Siza Vieira, construídos em Portugal, lançado em abril

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 mar (Lusa) - O livro "Guia de Arquitetura Álvaro Siza: Projetos Construídos em Portugal", que percorre a obra do arquiteto desde 1950 até à atualidade, vai ser lançado pela A+A Books a 06 de abril, em Lisboa, anunciou hoje a editora.

De acordo com a A+A Books, o lançamento da obra, em edição bilingue (português e inglês) terá lugar na Galeria Millennium, às 18:30, e será apresentada pelo arquiteto João Luís Carrilho da Graça.

Será também inaugurada, no mesmo espaço, a exposição de fotografia "A Pressão da Luz - Álvaro Siza por Nuno Cera", que completa o trabalho editorial no qual Nuno Cera participa, e que estará patente até 26 de maio.

Esta edição inédita sobre as obras construídas em Portugal, segundo projetos de Álvaro Siza, galardoado com o Prémio Pritzker em 1992, e acompanha o percurso desde as suas primeiras obras, quando foi reconhecido como um arquiteto que seguia uma via ainda pouco explorada no contexto do Movimento Moderno.

A visão de Álvaro Siza "implicava uma vontade de forma e um entendimento global da obra em si e com a sua envolvente, antes menos valorizadas", sublinha a editora, num comunicado.

"O seu método, baseado no desenho de observação e de criação das formas/espaços, tornou-se célebre também pela qualidade do traço e pelo modo de ver que significam, demonstrando os caminhos construtivos, estéticos e éticos que o arquiteto tem trilhado", acrescenta.

O guia contém um roteiro de todas as obras construídas no país, selecionadas pelo próprio arquiteto, e apresentadas em fichas informativas com textos e desenhos, acompanhados por algumas fotografias de época, havendo, sobrepostas, fotografias a cores da autoria de Nuno Cera.

Nascido em Matosinhos, Álvaro Siza Vieira estudou na Faculdade de Belas Artes do Porto, onde foi professor, e criou em Portugal obras emblemáticas como, entre outras, o Pavilhão de Portugal, e a reconstrução da zona do Chiado, em Lisboa, destruída depois do incêndio de 1988, e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto.

O livro tem coordenação editorial de Maria Melo e Michel Toussaint, coordenação geral de Maria Melo, pesquisa e produção de Luís Filipe Fernandes, e contou ainda com a colaboração de Ana Luísa Ferreira, Joana Carneiro, Matilde Ramos, tradução de Isabel Azevedo Rodrigues, e design gráfico de Pedro Rufino.

A iniciativa obteve o apoio mecenático da Fundação Millennium bcp.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Transplante pulmonar deu uma "segunda vida" a 400 doentes em Portugal

Os novos pulmões de Paulo Fradão foram transplantados há sete anos no Hospital Santa Marta, dando-lhe “uma segunda vida”, tal como aos 400 doentes que, desde 2001, foram submetidos a esta intervenção que os livrou da morte iminente.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.