Câmara do Porto vai realizar estudo sobre "ilhas" e recusa proposta similar da CDU

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 26 nov (Lusa) -- A Câmara do Porto rejeitou hoje a proposta da CDU para a realização de um estudo de caracterização socioeconómica das "ilhas" da cidade porque o vereador da Habitação, Manuel Pizarro, já anunciou no domingo que iria desenvolver esse trabalho.

"Só há um pequeno problema. É propor uma coisa que já se disse que se vai fazer. No domingo foi anunciado, e veio nos jornais, que a Câmara vai promover um estudo sobre as 'ilhas' do Porto. Não posso acompanhar uma proposta que diz o que eu disse há dois dias que vou fazer", criticou o socialista Manuel Pizarro.

Uma "ilha" é um tipo de habitação operária típica do Porto no século XIX, constituída por edifícios unifamiliares, normalmente de um piso e separadas ou ladeadas por um corredor de acesso à via pública.

A proposta apresentada pelo vereador da CDU, Pedro Carvalho, mereceu quatro votos a favor (um da CDU e três do PSD) e nove votos contra da maioria e foi alvo de acesa discussão, nomeadamente com o social-democrata Amorim Pereira a criticar a postura de Pizarro e a ironizar sobre a possibilidade do socialista querer "ser o protagonista do filme 'Grou, o Maldisposto'".

"Não vejo necessidade de entrarmos num ringue de boxe a cada proposta que possa aparecer", frisou Amorim Pereira, do PSD, criticando que Pizarro esteja "sempre a referir que [a informação] veio no jornal ou está no site".

A resposta foi dada por Manuel Sampaio Pimentel, do CDS, para "retirar o ónus a Manuel Pizarro de ser o lutador da sala".

"Compreendo a preocupação com os formalismos existentes, mas esta proposta já foi votada e aprovada e Manuel Pizarro disse que a ia executar", vincou Sampaio Pimentel.

Pedro Carvalho, da CDU, lamentou a "retórica parlamentar" de Pizarro e viu chumbada a proposta que já tinha apresentado em dezembro de 2011. Nessa altura, O executivo aprovou a proposta do eleito comunista para se realizar o estudo "no período de oito meses", mas que não se chegou a avançar.

O comunista pretendia que a autarquia aprovasse a atualização do estudo de 2001 sobre as "ilhas" da cidade, com vista à elaboração de projetos de requalificação ou erradicação.

No sábado, depois de uma visita à zona de S. Vítor, no Bonfim, o vereador da CDU na Câmara do Porto pediu uma "postura ativa" da autarquia "face ao poder central" para criar para as "ilhas" da cidade um plano semelhante ao da "erradicação de barracas".

Em declarações à agência Lusa, Pedro Carvalho vincou ser este o momento para aproveitar os fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para 2014/2020 para solucionar o problema.

"Há uma reocupação das 'ilhas'. O mais importante é conhecer a realidade para poder atuar. Este tem sido um problema sempre adiado. Temos tido respostas casuais, mas queremos um plano sistematizado", defendeu.

Admitindo estar "com alguma expectativa" face ao executivo liderado pelo independente Rui Moreira, Pedro Carvalho alertou que a Câmara "tem de ter uma postura ativa face ao poder central".

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".