Parlamento português condena atentado de Londres e faz minuto de silêncio

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 mar (Lusa) -- O parlamento português aprovou hoje, por unanimidade, um voto de condenação e pesar pelo atentado de quarta-feira, em Londres, que fez cinco mortos e 40 feridos.

O texto foi apresentado pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e por todos os partidos com assento parlamentar, do PCP ao CDS-PP, em que se reafirmam os "valores democráticos" na procura da "paz e segurança".

Os deputados fizeram um minuto de silêncio em memória das vítimas.

No voto, assinala-se que o parlamento britânico, "sede da democracia e da vontade popular, foi o palco de um ataque bárbaro aos valores da liberdade e da vida humana, reivindicado uma vez mais pelo Daesh".

A Assembleia da República assinala ainda que entre as vítimas do atentado estão cidadãos de diversas nacionalidades, entre eles um português, e lembra a "coragem do deputado e subsecretário de Estado Tobias Ellwood a procurar reanimar Keith Palmer, agente da polícia mortalmente esfaqueado".

"São estes gestos de coragem que devem inspirar as autoridades policiais e judiciais britânicas na procura da verdade e da justiça", lê-se no voto de condenação e pesar.

NS // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.