Clube da Trofa distribui por milhares de crianças contos com mensagens e valores

| Norte
Porto Canal com Lusa

Trofa, Porto, 24 mar (Lusa) - O livro "As Histórias do Trofi", que reúne contos sobre instituições como os bombeiros ou a Cruz Vermelha, bem como abordagens ao bullying ou à deficiência, será distribuído gratuitamente por milhares de crianças da Trofa, indicaram hoje os responsáveis.

"Criou-se um enredo em torno das personagens, em torno do Trofi, e esta é a forma de chegarmos às crianças e delas a irmãos e pais com histórias que contêm mensagens", disse à agência Lusa João Pedro Costa, presidente do Clube Slotcar da Trofa, coletividade responsável por esta iniciativa e que onde o Trofi, um jovem tigre peludo e sorridente, vive.

O livro, que é apresentado sábado no Espaço Cultural da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa às 11:00, será distribuído a partir de segunda-feira e ao longo do mês de abril nos jardins-de-infância e escolas de ensino básico públicas e privadas da Trofa, distrito do Porto, por crianças com idades entre os 03 e os 10 anos.

"O projeto também tem a ver com a identidade do clube que sempre se direcionou ao público jovem", descreveu João Pedro Costa, admitindo que esta ideia poderá "só ter repercussões ao fim de alguns anos" mas frisando a "importância de semear para o futuro".

O "Histórias do Trofi" inclui seis contos, sendo o primeiro chamado "Trofi: O Pequeno Tigre Bondoso" dedicado à ação dos bombeiros. O tigre cor de laranja com manchas pretas descobre, depois de ver um gato numa árvore como é que uma das instituições parceiras deste projeto, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa, atua no terreno.

Segue-se "O Estranho Aluno Novo", um conto que inclui uma personagem gaga, logo com mensagens sobre bullying e sobre a inclusão e deficiência, ainda que estas sejam palavras que nunca chegam a ser usadas na história.

"Dia de Leitura" e "A Notícia" são contos que sensibilizam os mais novos para a importância de ler, sendo que o segundo conto introduz outro dos parceiros do Clube Slotcar na realização desta iniciativa: o jornal local Notícias da Trofa, o qual é visitado pelo Trofi numa visita de estudo.

Pelo meio "O Almoço" introduz no objetivo deste projeto a apresentação de outra instituição do concelho, a Cruz Vermelha da Trofa. Tudo acontece quando o Trofi torce o nariz a um prato de peixe e batatas cozidas e lhe é explicado que existem pessoas carenciadas e entidades que procuram socorrê-las de forma solidária.

Por fim o último conto fala exatamente do Slotcar da Trofa, um clube que conta com o apoio do Instituto Português da Juventude e Desporto (IPDJ) e se dedica a várias atividades culturais, desportivas e lúdicas.

Os textos da obra são da autoria de Alexandra Santos e as ilustrações são do lápis de Paulo Fernandes. Ambos, refere o convite para a apresentação do livro, "trabalharam nos últimos 18 meses na concretização de um sonho: um livro que passe para a comunidade valores e ideais, em especial para os mais pequenos".

PYT // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.