Sefin foi extinta e interrompe pareceres financeiros ao parlamento e Governo

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 mar (Lusa) - A Sefin - Associação Portuguesa dos Utilizadores e Consumidores de Serviços e Produtos Financeiros está extinta e já não vai dar os seus pareceres ao Governo e parlamento, disse o ex-presidente, António Júlio Almeida, à Lusa.

"Era [à Sefin] difícil subsistir, tanto em termos de organização como em termos financeiros", explicou aquele responsável, que se tornou há 10 anos um dos fundadores da associação, da qual foi presidente.

"Os associados da Sefin não eram muitos", contou aquele responsável, precisando que foi a falta de pagamento de quotas que prejudicou o suporte financeiro do projeto.

"Justifica-se ainda a existência da Sefin", afirmou António Júlio Almeida, lembrando "o papel muito importante" da associação, em matéria como a aplicação abusiva de arredondamento às taxas de juro das prestações de crédito à habitação cobradas pelos bancos até 2006, ano em que foi constituída a associação.

A sefin foi criada em 2006, por iniciativa de "cidadãos e amigos motivados" que acreditavam ser necessário ajudar os consumidores financeiros a combater as "imperfeições e desequilíbrios" dos sistema e mercado financeiros português.

António Júlio destacou o "muito importante" papel de apoio aos consumidores desempenhado pela associação em Portugal nos últimos dez anos, e lembrou que é a assimetria de informação, de conhecimento, de poderes e de representação entre as instituições financeiras e os consumidores, favorável aos operadores financeiros, que é o grande responsável por um desequilíbrio.

"Foi nessa missão, de equilibrar a relação com os consumidores de produtos e serviços financeiros, nomeadamente ao nível da informação, formação e representação, que a Sefin desempenhou um "papel fundamental" de esclarecimento dos direitos e deveres dos consumidores financeiros portugueses, concluiu o ex-presidente.

A associação deixa pareceres, declarações públicas e intervenções em comissões parlamentares, sobre questões como a não remuneração de depósitos a prazo, que contestou, a cobrança de comissões "excessivas" pela banca, também contestada, ou a defesa de contas à ordem gratuitas e de serviços bancários mínimos, que defendeu ser muito necessária.

O atual presidente da associação, até à extinção, era Octávio Viana, também presidente da ATM - Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais.

VP // MSF

Lusa/fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.