Abatido líder da guerrilha colombiana Exército de Libertação Nacional

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bogotá, 24 mar (Lusa) -- Um líder do Exército de Libertação Nacional (ELN), a última guerrilha ativa na Colômbia, foi abatido numa operação das forças de segurança, anunciou na quinta-feira o Presidente colombiana, Juan Manuel Santos.

"Felicito as nossas forças públicas por terem neutralizado Alvaro Gelves Ortega, aliás Jairo, primeiro líder da frente Jose Antonio Galan do ELN", escreveu o chefe de Estado colombiano no Twitter.

Durante a operação, no norte da Colômbia, foi ainda morto o guarda-costas de Ortega, de acordo com um 'tweet' publicado pelo general Jorge Nieto, diretor da Polícia Nacional da Colômbia.

O Governo de Juan Manuel Santos e o Exército de Libertação Nacional encetaram negociações de paz em fevereiro, no Equador, a fim de pôr termo a um conflito de mais de meio século e com vista à conquista de uma paz "completa" na Colômbia, após o acordo alcançado, em novembro, com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), a maior guerrilha do país.

Santos, que recebeu o Nobel da Paz em 2016, procura um acordo com o ELN sem que haja um cessar-fogo em vigor, ao contrário do que sucedeu com as FARC, já que o diálogo foi travado sob uma trégua.

O conflito armado colombiano implicou as FARC, formadas em 1964 na sequência de uma revolta camponesa, e outras guerrilhas de extrema-esquerda, milícias paramilitares de extrema-direita, grupos com ligações ao narcotráfico e as forças armadas.

A violência causou, ao longo de meio século, mais de 260 mil mortos, 60 mil desaparecidos e 6,9 milhões de deslocados, segundo dados das autoridades colombianas.

DM (FV/PCR) // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.