EUA declinam convite para conferência de paz sobre Afeganistão em Moscovo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 24 mar (Lusa) -- Os Estados Unidos rejeitaram participar numa conferência de paz sobre o Afeganistão organizada pela Rússia, que vai decorrer a 14 de abril, em Moscovo, anunciaram fontes do Departamento de Estado norte-americano.

As mesmas fontes, citadas pela agência noticiosa espanhola EFE, não explicaram porque razão os Estados Unidos não vão assistir a uma conferência para a qual foram convidados, a qual deve contar com uma dezena de outros países participantes, como o Paquistão, Irão ou Índia.

De acordo com a a Sputnik, agência de notícias próxima de Moscovo, os rebeldes talibãs não vão participar na conferência.

Em fevereiro, a Rússia convocou uma reunião a seis sobre a paz no Afeganistão, na qual participaram, além de Moscovo e Cabul, a China, Irão, Índia e Paquistão.

A 09 de março, o chefe das tropas norte-americanas no Médio Oriente, o general Joseph Votel, defendeu no Congresso um reforço da presença militar dos Estados Unidos no Afeganistão, numa inversão da estratégia de decréscimo adotada nos últimos anos.

Questionado sobre medidas para ajudar o governo afegão a recuperar vantagem sobre os rebeldes talibãs, o general considerou que "isso implica forças [norte-americanas] suplementares para que a missão de aconselhamento e de assistência seja mais eficaz".

No início de fevereiro, o comandante das forças norte-americanas no Afeganistão, o general John Nicholson, já tinha pedido um reforço das tropas da NATO naquele país, mencionando "o impasse" em que se encontram as forças afegãs face aos talibãs.

DM (SCA)// EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.