Eduardo Vítor Rodrigues diz que fecho de balcões da CGD em Gaia está "suspenso"

Eduardo Vítor Rodrigues diz que fecho de balcões da CGD em Gaia está "suspenso"
| Política
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia disse saber que o processo de encerramento de balcões da Caixa Geral e Depósitos (CGD) neste concelho está "suspenso", mas caso ele se concretize promete "atuar".

Hoje o PCP de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, criticou a "anunciada a intenção" da CGD de encerrar balcões neste concelho, situação também denunciada e criticada na segunda-feira em reunião camarária pelo vereador do PSD Firmino Pereira.

"Não aceitaremos de ânimo leve o encerramento de balcões. Já meti pés ao caminho e a informação que tenho é que este processo está suspenso. Mas se for adiante, atuaremos", referiu, em resposta, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

Já no comunicado enviado às redações, a Comissão Concelhia do PCP afirma que "recentemente foi anunciada a intenção de encerrar mais 20 [agências da CGD], duas delas em Gaia", referindo-se aos balcões de Oliveira do Douro e Pádua Correia.

"A concretizar-se essa intenção, das 18 agências que a CGD teve no concelho restariam apenas dez, depois de encerradas duas em 2013, uma em 2014, duas em 2015 e uma em 2016. Quase metade, portanto", lê-se na nota dos comunistas que apela à luta dos trabalhadores e das populações "em defesa de um novo rumo para a CGD que responda às necessidades de desenvolvimento económico, ao interesse de Portugal e dos portugueses".

Também sobre esta matéria, na segunda-feira e no período antes da ordem do dia de uma reunião camarária, o vereador do PSD Firmino Pereira manifestou preocupação.

"A CGD deve ser um banco público. Não posso deixar de protestar pelas notícias de que vários balcões vão encerrar, incluindo dois em Gaia", disse o vereador social-democrata.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.