Museu sobre II Guerra Mundial inaugurado na Polónia apesar da oposição do Governo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Varsóvia, 23 mar (Lusa) -- O novo museu de Gdansk (norte da Polónia) sobre a II Guerra Mundial abriu hoje ao público apesar da oposição do Governo polaco, que considera o seu conteúdo insuficientemente patriótico.

"Com este museu pretendemos abrir um debate na Polónia sobre a nossa própria história, e em simultâneo servir de lição de história para os visitantes estrangeiros", disse o diretor do centro, Pawel Machcewicz, que nos últimos meses se envolveu num contencioso com o executivo para garantir a abertura das instalações com os conteúdos originalmente planeados.

O Ministério da Cultura polaco criticou a vertente pouco patriótica do Museu, por não demonstrar o sofrimento que a II Guerra Mundial provocou na Polónia ao optar por um contexto mais global na narração do conflito, e tinha sugerido alterações ao seu conteúdo.

O centro começou a ser construído em 2008 com um custo de mais de 100 milhões de euros e foi uma aposta pessoal do atual presidente do Conselho europeu, Donald Tusk, quando era primeiro-ministro da Polónia.

As más relações entre Tusk e o líder do partido no poder na Polónia, Jaroslaw Kaczynski, são conhecidas no país e o diretor do museu, Pawel Machcewicz, assegurou ter sentido diversas pressões.

Nomeado quando Tusk ainda era primeiro-ministro, queixou-se em inúmeras ocasiões de que o novo Executivo tentou retirar-lhe a direção do centro, com o argumento de que os conteúdos da exposição não são suficientemente patrióticos.

A 01 de fevereiro, os tribunais deram razão a Machcewicz na sua disputa com o Governo, permitindo a abertura das instalações.

A exposição inclui três tanques (norte-americano, soviético e nazi), além de recordações de famílias no decurso da guerra, armamento, uniformes e representações da vida quotidiana, com a recriação de habitações e espaços urbanos no decurso do conflito e da ocupação do país.

PCR /// VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.