Presidente de França diz que francês detido em Antuérpia "queria matar"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 23 mar (Lusa) -- O Presidente de França, François Hollande, afirmou que o francês detido hoje por conduzir um automóvel a grande velocidade na principal rua pedonal de Antuérpia, na Bélgica, "queria matar" ou "provocar um acontecimento dramático".

"Devemos estar muito atentos e mobilizar todas as nossas forças" para que, "além dos nossos militares e polícias, possamos ter toda a capacidade para prevenir e reagir em situações semelhantes", disse Hollande à imprensa à margem de uma visita ao Salão do Livro de Paris.

A Procuradoria federal belga confirmou que o detido em Antuérpia, Mohamed R., 39 anos, é de nacionalidade francesa e residente em França.

No momento da detenção, o suspeito tinha na bagageira do automóvel armas brancas, uma caçadeira e um bidão "com conteúdo indeterminado".

O incidente ocorreu às 11:00 (10:00 em Lisboa), quando o condutor entrou na rua Meir, a principal rua pedonal de Antuérpia, segunda cidade da Bélgica.

"As pessoas saltaram para o lado", de modo a evitar o automóvel, disse o chefe da polícia local, Serge Muyters.

Militares que patrulhavam a zona comercial tentaram parar o carro, mas o condutor fugiu na direção dos cais no rio Escaut, onde foi detido.

O incidente não provocou feridos.

MDR (IG/FPA) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.