Negociações de paz recomeçaram em Genebra

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Genebra, 23 mar (Lusa) -- As negociações de paz para a Síria mediadas pela ONU recomeçaram hoje em Genebra, depois de um mês de pausa, com todas as delegações presentes, mas com poucas expectativas de progressos.

O enviado especial da ONU, Staffan de Mistura, esteve hoje na Turquia, para pedir aos responsáveis turcos que usem a sua influência sobre a oposição para avançar no sentido de um acordo.

De Mistura esteve na quarta-feira em Moscovo, para diligências semelhantes junto de dirigentes russos, aliados do regime de Bashar al-Assad.

Na ausência do enviado especial, que regressa à Suíça hoje à noite, as primeiras consultas informais em Genebra estão a ser conduzidas pelo mediador adjunto, Ramzy Ezzeldin.

As negociações, já na quinta ronda, visam um acordo para um processo de transição política, uma reforma constitucional e eleições livres, que permitam pôr fim à guerra, iniciada há seis anos e que fez mais de 320.000 mortos e milhões de deslocados e refugiados.

As principais questões mantêm-se num impasse, designadamente o futuro de Assad, que para a oposição tem de abandonar o poder mas que o regime exige que fique de fora das conversações.

Para muitos analistas, as hipóteses de progressos nesta nova ronda negocial são muito escassas, em parte devido aos recentes ganhos militares das forças do regime.

MDR // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.