Costa recebe partidos na próxima semana para marcar data das eleições

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 mar (Lusa) - O primeiro-ministro recebe na segunda-feira e na quarta-feira, em São Bento, os partidos com representação parlamentar antes de marcar uma data para a realização das próximas eleições autárquicas, disse à agência Lusa fonte oficial do executivo.

As audiências com os partidos com representação parlamentar (PSD, PS, Bloco de Esquerda, CDS-PP, PCP, Os Verdes e PAN) são interrompidas por um dia, na terça-feira, em virtude da visita oficial que o primeiro-ministro vai realizar à Região Autónoma da Madeira.

Pela parte do executivo, de acordo com a mesma fonte, a intenção do Governo, a quem cabe a marcação do dia das eleições autárquicas, "é escolher a data que reunir o maior consenso possível" entre as diferentes forças políticas.

Nestas audiências, até agora, tem sido habitual que cada força política indica ao Governo uma data preferencial e outra alternativa.

"O primeiro-ministro quer concluir este processo de escolha da data das eleições autárquicas com a maior antecedência possível para que não haja qualquer ruído. Em 2013, o anterior Governo recebeu os partidos em julho e as eleições foram marcadas para 29 de setembro", apontou ainda a mesma fonte do executivo socialista.

PMF // VAM

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.