Joaquim Evangelista pede consenso na revisão do contrato do praticante desportivo

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Estoril, Lisboa, 23 mar (Lusa) - O presidente do Sindicato de Jogadores, Joaquim Evangelista, apelou hoje a um consenso na futura aprovação da revisão do Regime Jurídico do Contrato de Trabalho do praticante desportivo, atualmente em discussão na Assembleia da República.

Em declarações à margem do ciclo de conferências Football Talks, que decorre até sexta-feira no Centro de Congressos do Estoril, o líder sindical espera que as alterações tragam um maior equilíbrio nas relações laborais no futebol profissional.

"O que manifestámos na Assembleia da República é que seja um diploma consensual, em que os jogadores e os clubes se revejam e que não seja um diploma que divida. Desse ponto de vista, acho que estão reunidas as condições para que a lei seja alterada com sucesso", afirmou o dirigente à Lusa.

Criticando as "visões unilaterais" que têm predominado no futebol nacional, Joaquim Evangelista defendeu "um diálogo verdadeiro" entre os diferentes agentes para que sejam dadas melhores condições de trabalho aos jogadores: "Tem de haver um equilíbrio de poder nas relações laborais e isso é manifestamente a favor dos clubes, neste momento."

"Estamos sempre atentos às condições que ajudem a melhorar a vida dos atletas. Queremos fazê-lo com tranquilidade e tem de haver consensos. Não podemos legislar contra uma das partes, senão há sempre crispação", acrescentou.

O presidente do Sindicato de Jogadores esteve na quarta-feira no Parlamento para ser ouvido sobre esta matéria. Em causa está a revisão da Lei n.º 28/98, de 26 de junho, que aprova o Regime Jurídico do Contrato de Trabalho do praticante desportivo e do contrato de formação desportiva, e que está no centro dos projetos-lei n.ºs 168/XIII, do PSD, e 297/XIII, do PS.

A versão final do documento - que contou também com os contributos dos clubes e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional - poderá ser apresentada até ao final de abril.

JYGO/AYCO // NF

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Youth League): O trajeto dos jovens “Dragões” até ao topo da Europa

A equipa de Sub-19 do FC Porto mediu forças com Barcelona, Shakhtar Donetsk, AZ Alkmaar e Antuérpia na fase de grupos da UEFA Youth League, uma competição criada na temporada 2013/2014 e que coloca em campo os “craques” da formação dos melhores clubes da Europa. Superados os “tubarões”, no caminho para a final da prova europeia, os “Dragões” vão, esta sexta-feira, tentar ultrapassar o AC Milan, o sétimo classificado do campeonato italiano de Sub-19.

FC Porto (Voleibol): A primeira já está

O FC Porto recebeu e bateu nesta quinta-feira o PV Colégio Efanor (3-1), no Dragão Arena, e está em vantagem na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, disputada à melhor de cinco.

Eis as listas completas às Eleições do FC Porto

Já foram entregues e validadas pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto, José Lourenço Pinto, os nomes de todos os candidatos ao ato eleitoral para os Órgãos Sociais do clube no quadriénio 2024-2028. As Listas A, B e C concorrem à Mesa da Assembleia Geral, à Direção e ao Conselho Fiscal e Disciplinar. Para a eleição do Conselho Superior apresentam-se a votos as Listas A, B e D.