BCE empresta aos bancos 233,5 mil ME a 0% a quatro anos

| Economia
Porto Canal com Lusa

Frankfurt, 23 mar (Lusa) -- O Banco Central Europeu (BCE) adjudicou hoje 233,47 mil milhões de euros a 474 bancos da zona euro a 0% e a quatro anos, na quarta e última operação de refinanciamento a longo prazo.

O BCE informou hoje que os bancos, que recorreram a esta operação para conseguir dinheiro a 0% de juros, deverão pagar os empréstimos até 24 de março de 2021.

O Conselho de Governadores do BCE considera que não será necessário lançar uma nova série de operações de refinanciamento para os bancos a longo prazo.

O BCE fez operações semelhantes em 2015 e 2016.

Segundo a agência Efe, em dezembro do ano passado, o banco central emprestou 62,161 mil milhões de euros a 200 bancos em condições semelhantes e em setembro adjudicou 45,27 mil milhões de euros a 249 bancos. Em junho, emprestou 399,289 mil milhões de euros a 514 bancos comerciais.

O BCE pretende com este tipo de operações impulsar a concessão de créditos às empresas e às famílias, ao mesmo tempo que ajuda à subida da inflação.

Ainda que as operações tenham a sua data de vencimento a quatro anos, os bancos podem devolver os empréstimos ao final de dois anos.

ICO // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.