Fenprof receia mais dez mil desempregados

Fenprof receia mais dez mil desempregados
| Política
Porto Canal

A Federação Nacional dos Professores continuará a lutar contra a aplicação das 40 horas de trabalho aos docentes, alegando que esta medida põe em risco dez mil postos de trabalho, quando há trinta mil desempregados no setor.

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, disse à Lusa que o que está em causa é “acumular mais horas em alguns para despedir muitos outros”.

O Tribunal Constitucional decidiu na segunda-feira, por sete votos contra seis, incluindo o do presidente (contra), Joaquim de Sousa Ribeiro, não declarar a inconstitucionalidade das normas do aumento do horário de trabalho na Função Pública.

Mário Nogueira sublinhou a divisão na votação e defendeu que vem provar que a resolução dos problemas “só se consegue através da luta”.

O dirigente sindical sustentou que o objetivo não é melhorar a qualidade do trabalho nem a necessidade de aumentar o tempo laboral: “Até estão a propor aos trabalhadores que possam reduzir 20% o horário, com a mesma redução na remuneração.”

Para este ano, os professores conseguiram acordar com o Ministério da Educação a não aplicação das 40 horas na componente letiva, mas, a partir de setembro, com o início do ano letivo, temem que a situação se altere.

Num universo de 100.000 professores, o Governo poderia conseguir um ganho de 200 mil horas com a medida se usasse duas horas para aumentar o tempo de trabalho com as turmas.

“Iam mais 10.000 postos de trabalho ao ar e recordo que neste momento já temos 30.000 professores no desemprego”, declarou Mário Nogueira.

A Fenprof promete continuar a lutar contra a aplicação desta medida, além de considerar que, em termos pedagógicos, os professores já estão no limite da capacidade para assegurar o trabalho que desenvolvem com o alunos.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.