Dezenas de manifestantes já concentrados frente ao parlamento contra o OE

| País
Porto Canal / Agências

Algumas dezenas de pessoas estavam hoje a meio da manhã concentradas frente à escadaria do parlamento, protestando contra a aprovação da proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2014.

Frente à escadaria está montado o palanque onde vai discursar o secretário-geral da CGTP e empunham-se cartazes onde se lê "Gatunos, ladrões, aberrações da natureza".

Um manifestante vestido integralmente de preto e com uma máscara preta nos olhos mostra um cartaz onde se lê "Gatunos", no qual o 'o' é feito com uma fotografia do primeiro-ministro, Passos Coelho, e do outro lado tem a frase "Viva a Constituição", onde o 'o' é uma fotografia do presidente da República, Cavaco Silva. Por cima tem ainda uma metralhadora, onde colocou cravos vermelhos.

O dispositivo da polícia é visível, sobretudo para o lado da calçada da Estrela, onde já foi cortada a circulação automóvel.

Os grupos de manifestantes, que se concentraram em diversos locais da cidade, ainda são esperados junto à Assembleia, onde hoje vai decorrer a votação final global do OE.

A CGTP convocou um "Dia Nacional de Indignação, Protesto e Luta" para hoje, cujo ponto alto será a manifestação junto ao parlamento, onde, ao final da manhã, será votado o OE.

A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (PPME) também convocou os seus associados para o mesmo local para protestar contra o orçamento.

A UGT vai ter uma delegação, liderada pelo secretário-geral, Carlos Silva, nas galerias da Assembleia da República durante a votação final global em plenário da proposta de Lei que aprova o Orçamento do Estado para 2014.

Para Lisboa estão marcadas cinco concentrações que vão convergir para a Assembleia da República, onde o secretário-geral da Intersindical, Arménio Carlos, fará uma intervenção político-sindical ao final da manhã.

No Largo da Estrela concentram-se os trabalhadores dos distritos de Leiria, Santarém e do Alentejo, no Largo do Rato concentram-se os reformados e pensionistas, no Largo de Santos os trabalhadores do Distrito de Setúbal, no Largo do Camões os do distrito de Lisboa e no Largo Trindade Coelho encontram-se os jovens.

Para a tarde está marcada outra manifestação para S. Bento, divulgada através das redes sociais, para pedir a demissão imediata do Governo.

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".